Artigos Técnicos SergipeTec: Energia Solar em Sergipe – Uma análise dos dados do Estado

Texto aborda capacidade de produção da maior usina solar do estado e apresenta mapeamento das unidades em Sergipe

A análise de dados da produção de Energia Solar em Sergipe é o tema do mais novo artigo técnico publicado pelo Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec). O texto, escrito pelo gestor de Pesquisa & Desenvolvimento e Energia do SergipeTec, Marcos Felipe Sobral, aborda descreve o que é a Energia Solar e traz o panorama do assunto no Brasil e em Sergipe, a partir de dados disponibilizados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

“O artigo surgiu através de uma ideia que a Absolar já executa, que é uma análise dos dados no Brasil inteiro. Decidimos fazer isso mostrando a situação em Sergipe. Quisemos mostrar esse panorama local, apontando, por exemplo, quem são os clientes, onde eles estão localizados e a quantidade de usinas em cada município sergipano”, afirma Marcos Sobral.

Intitulado “Energia Solar em Sergipe: Uma análise dos dados do Estado”, o artigo encontra-se disponível para acesso no site do SergipeTec. No mesmo link, é possível encontrar os demais textos que integram a série, voltados a agentes públicos e interessados em temas relacionados à matriz energética brasileira e sergipana. Até o momento, cinco publicações já foram realizadas.

Confira a prévia do artigo:

1. Energia Solar

De forma simplificada podemos definir que a Energia solar é a energia em forma de luz que é produzida pelo sol. A luz solar é uma porção da radiação eletromagnética emitida pelo Sol, em particular a luz infravermelha, visível e ultravioleta [1]. Além dos raios ultravioleta, infravermelho e do espectro de radiação visível, a luz solar é composta de um grande número de outros raios ou formas de radiação, como os raios cósmicos, os raios gama, os raios-x, e as radiações de rádio frequência [2].

Para continuar lendo, acesse o link.

Última atualização: 29 de dezembro de 2021 09:55.

Pular para o conteúdo