Incentivos do Governo de Sergipe impulsionam crescimento de indústria de plásticos e abrem novas oportunidades de trabalho

Beneficiada pelo PSDI, a JCA Plásticos projeta expansão da produção e aumento do quadro de colaboradores no Distrito Industrial de Nossa Senhora do Socorro

Há 18 anos instalada em Sergipe, a JCA Plásticos é um dos exemplos de como os incentivos concedidos pelo Governo do Estado, por meio do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), contribuem para fortalecer empresas, ampliar a competitividade da indústria local e gerar emprego e renda. Localizada no Distrito Industrial de Nossa Senhora do Socorro, a empresa produz plásticos-filmes técnicos para embalagens e logística e atende clientes de diversas regiões do país.

O PSDI é gerido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência de Tecnologia (Sedetec), tendo a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) como um de seus órgãos executores. A iniciativa oferta incentivos fiscais, locacionais e de infraestrutura para indústrias se instalarem e crescerem em Sergipe.

A empresa é incentivada com benefícios fiscais e locacionais do PSDI. “O incentivo é crucial para a nossa operação. Ele viabiliza nosso processo produtivo e nos permite competir com empresas de outras regiões. Hoje conseguimos atender clientes do Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste graças a essa competitividade”, afirma o sócio-administrador e diretor operacional da empresa, Alexandre Santos.

A JCA Plásticos produz itens como plástico-filme stretch e shrink, plástico-bolha, fitas adesivas e lonas plásticas. Os produtos são majoritariamente utilizados por indústrias, atacadistas e redes de supermercados em diversas regiões do país. Atualmente, a empresa processa 500 toneladas de produtos por mês e mantém cerca de 80 empregos diretos.

Expansão e novos empregos

O avanço da empresa já se reflete em novos investimentos. A JCA prepara um projeto de expansão, com a implantação de uma estrutura com aproximadamente 6 mil metros quadrados para ampliar sua capacidade produtiva e concentrar operações atualmente distribuídas em mais de uma unidade. A expectativa é de crescimento entre 30% e 40% no quadro de colaboradores nos próximos anos.

Para a diretora de logística e também proprietária da empresa, Jeane Santos, o apoio do Estado foi decisivo para essa trajetória de crescimento. “O incentivo do PSDI tem sido de extrema importância para o crescimento da empresa. Se não fosse o programa, talvez a JCA não tivesse crescido tanto. É uma política que fortalece as indústrias e incentiva novos investimentos”, destaca.

Oportunidades que transformam vidas

Além dos resultados econômicos, o desenvolvimento industrial também impacta diretamente a vida dos trabalhadores. Há oito anos na empresa, Allan Oliveira iniciou sua trajetória como ajudante de produção e, ao longo do tempo, passou por diferentes setores até chegar à área de manutenção. “Passei pela produção, estoque e operação de empilhadeira. Essa oportunidade de aprender e crescer dentro da empresa fez toda a diferença na minha vida profissional”, relata.

A analista de logística Ruth Rodrigues também construiu sua carreira dentro da indústria. Contratada inicialmente como auxiliar de faturamento, ela foi promovida para outras funções até assumir o cargo atual. “Cada função trouxe novos aprendizados. A indústria abriu portas para meu crescimento profissional e me permitiu desenvolver conhecimentos em várias áreas. É um ambiente onde você aprende todos os dias”, afirma.

Desenvolvimento para Sergipe

Para o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, casos como o da JCA demonstram a importância das políticas públicas voltadas ao fortalecimento do setor produtivo. “O PSDI é uma ferramenta estratégica para atrair investimentos, estimular a expansão das empresas e gerar oportunidades para os sergipanos. Quando uma indústria cresce, toda a economia é beneficiada, com mais empregos, renda e desenvolvimento para os municípios”.

O diretor-presidente da Codise, Ronaldo Guimarães, ressalta que a expansão da empresa reforça o papel dos incentivos estaduais no desenvolvimento econômico. “Nosso trabalho é criar as condições necessárias para que as indústrias possam crescer e investir em Sergipe. O avanço da JCA Plásticos demonstra que os incentivos estão cumprindo seu papel de fortalecer a atividade industrial, gerar empregos e impulsionar o desenvolvimento do estado”.

Fotos: Alanna Molina

Sergipe retorna ao centro dos investimentos estratégicos do Brasil com anúncio de R$ 72,5 bilhões da Petrobras

Novo ciclo prevê geração de empregos, fortalecimento da indústria, retomada da Fafen e consolidação do Sergipe Águas Profundas como marco histórico para a economia sergipana

Sergipe viveu, nesta sexta-feira, 29, um momento que deve entrar para a história econômica recente do estado, com o anúncio de R$ 72,5 bilhões em investimentos da Petrobras, dentro das ações do Novo PAC. O evento, realizado na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe (Fafen-SE), em Laranjeiras, reuniu o governador Fábio Mitidieri, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, entre outras autoridades nacionais e locais, consolidando o retorno do estado ao centro das grandes decisões estratégicas do Brasil.

O pacote de investimentos marca a retomada da presença estruturante da Petrobras em Sergipe e inaugura um novo ciclo de desenvolvimento econômico, geração de empregos, fortalecimento da indústria e ampliação de oportunidades para milhares de famílias sergipanas. O ato simboliza ainda o fortalecimento da soberania energética nacional, colocando Sergipe como uma das principais fronteiras energéticas do país.

Ao destacar os esforços realizados desde o início da gestão para viabilizar o retorno de grandes investimentos da Petrobras ao estado e a reativação da Fafen, o governador Fábio Mitidieri afirmou que o resultado é fruto de uma construção coletiva em defesa dos interesses de Sergipe. “Essa é uma luta de várias mãos. Essa não é uma luta apenas de um parlamentar ou de uma diretoria, mas essa é uma luta de um povo. É a luta do povo sergipano e que todos nós aqui representamos”, declarou o governador, ao lembrar das articulações realizadas no Brasil e no exterior desde que assumiu o governo de Sergipe para garantir os investimentos.

Durante a agenda, foram oficializados importantes avanços para o estado, entre eles a retomada definitiva das operações da Fafen-SE, a assinatura dos contratos para construção das plataformas dos projetos Sergipe Águas Profundas (SEAP I e SEAP II) e o avanço das ações de descomissionamento das plataformas de águas rasas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou sobre o simbolismo do momento para o Nordeste e para o Brasil ao reafirmar o papel estratégico de Sergipe na política energética nacional. Ao comentar o volume de recursos destinados ao estado, Lula ressaltou o potencial transformador dos investimentos para os próximos anos. “Nunca antes na história do Brasil, Sergipe recebeu a quantidade de investimento que está recebendo até 2030. Olhem como está o estado agora e vamos conversar sobre a evolução de Sergipe daqui a cinco, seis ou dez anos, a partir desses investimentos que estão sendo feitos aqui”, afirmou.

Sergipe Águas Profundas

O maior destaque do conjunto de investimentos é o projeto Sergipe Águas Profundas (SEAP), considerado um dos maiores ciclos de desenvolvimento econômico da história do estado. Segundo projeções da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o empreendimento deve gerar impacto de R$ 75,5 bilhões no Produto Interno Bruto (PIB) sergipano ao longo dos próximos 30 anos, além de criar aproximadamente 397 mil empregos, sendo mais de 151 mil vagas diretas.

Com previsão de até R$ 60 bilhões em investimentos, o SEAP consolida Sergipe como um dos principais polos energéticos do país e uma nova fronteira de exploração de petróleo e gás em águas profundas no Nordeste brasileiro. O projeto prevê a construção de duas plataformas de produção, capazes de produzir até 240 mil barris de petróleo por dia e processar 22 milhões de metros cúbicos de gás natural diariamente.

A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, ressaltou a dimensão estratégica do empreendimento ao afirmar que o projeto transformará Sergipe no maior estado produtor de petróleo e gás do Nordeste. Segundo ela, além da geração de empregos e da ampliação da infraestrutura energética, o aumento da produção de gás natural permitirá fortalecer a indústria nacional de fertilizantes. “Isso transforma Sergipe no maior estado produtor do Nordeste. Apenas essa produção vai gerar cerca de 25 mil empregos diretos e indiretos”, afirmou. Magda também destacou que a Petrobras já estuda ampliar a capacidade da Fafen-SE nos próximos anos, com o objetivo de aumentar a produção nacional de fertilizantes nitrogenados e avançar rumo à autossuficiência do país no setor.

Além da produção offshore, o projeto contempla uma ampla infraestrutura logística e operacional, incluindo a construção de um gasoduto de 134 quilômetros, sendo 111 quilômetros submarinos e 23 quilômetros terrestres, além da perfuração e interligação de novos poços.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, destacou que os investimentos representam uma nova fase para Sergipe, impulsionada pela retomada da Fafen e pelo Sergipe Águas Profundas. De acordo com o gestor da Sedetec, o novo cenário abre caminho para a instalação de indústrias, ampliação da atividade econômica e crescimento sustentável. “O advento do Sergipe Águas Profundas, com um investimento de mais de R$ 60 bilhões, traz riqueza, royalties e cria condições para novas indústrias se instalarem em Sergipe”, ressaltou.

Com início da produção de óleo previsto para 2030 e exportação de gás em 2031, o Sergipe Águas Profundas deve praticamente dobrar a participação do Nordeste na oferta nacional de gás natural até 2035, elevando o índice regional de 16% para 31%.

Fafen

A retomada da Fafen-SE também representa um marco histórico para Sergipe. Após anos de paralisação, a fábrica voltou a operar sob responsabilidade da Petrobras, com retomada da produção de amônia em dezembro de 2025 e início da produção de ureia em janeiro de 2026. A unidade já gera 530 empregos diretos e cerca de 1.500 indiretos.

Mais do que números, a reativação da fábrica simboliza esperança, renda e novas perspectivas para milhares de trabalhadores e famílias sergipanas. A retomada da Fafen fortalece a indústria local, reduz a dependência nacional de fertilizantes importados e reafirma o compromisso com o desenvolvimento econômico e social do estado.

O gerente setorial de inspeção de equipamentos, Raimundo Teles, que atua há 40 anos na Petrobras, evidenciou como as ações efetivas dos governos federal e estadual transformam a vida da população. “A gente tem certeza que as políticas implementadas pelo Governo do Estado hoje convergem na mesma direção do Governo Federal para trazer incentivos, empregos para a população sergipana, e isso o setor de Óleo e Gás vai contribuir sensivelmente. E a abertura da fábrica de fertilizantes aqui, da nossa Fafen, tem muito a ver com esse esforço conjunto, principalmente das ações efetivas do Governo do Estado junto ao Governo Federal e à presidência da Petrobras. Então, estamos muito felizes porque o grande vencedor de tudo isso, é o estado de Sergipe e o povo sergipano”, declarou.

Para a gestora de laboratório Adenísia Cassimiro, o dia foi de emoção por marcar oficialmente a reabertura da unidade. “É um momento histórico, com a Presidência junto com o Estado de Sergipe colaborando com nossas práticas laborais e com a retomada da Fafen em Sergipe. E isso é muito importante para trazer recursos e mais investimentos para o estado”, afirmou.

Também participaram da solenidade na Fafen o vice-governador do Estado, Zezinho Sobral; a primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social, Inclusão e Cidadania, Érica Mitidieri; os senadores Rogério Carvalho, Alessandro Vieira e Laércio Oliveira; o deputado federal João Daniel; os deputados estaduais Cristiano Cavalcante, Jorginho Araújo, Chico do Correio, Adailton Martins e Jeferson Andrade; além do ex-ministro, Márcio Macedo, e do ex-prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira.

Sedetec e vinculadas participam de conferência global de combustíveis e energia

Comitiva liderada pela Sedetec marca presença pela quarta vez consecutiva na Offshore Technology Conference (OTC), realizada nos Estados Unidos

Inteirada das discussões internacionais sobre petróleo, gás e energia, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) representa o Governo de Sergipe, por mais um ano, na Offshore Technology Conference (OTC). O evento acontece em Houston, nos Estados Unidos, até o próximo dia 7, reunindo lideranças do setor e expondo o que há de mais moderno em debates e infraestrutura de produção energética no mar.

A OTC busca promover diálogos que impulsionam a inovação e influenciam o cenário energético. Estão representados os setores de Petróleo e Gás, Equipamentos e Suprimentos, Serviços, Operação, Engenharia, Construção, Consultoria, Contratação, Governo, Finanças, Energias Renováveis, Soluções Tecnológicas, Instituições de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) e Engenharia Marinha. A programação conta com mais de 30 mil participantes, incluindo tomadores de decisão, executivos, técnicos, especialistas e estudantes de diversos países.

Para o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, a participação do estado na OTC demarca a posição de Sergipe como protagonista no setor energético. “Temos à vista o projeto Sergipe Águas Profundas, da Petrobras, e estamos construindo nosso Plano Estadual de Transição Energética. Neste contexto, estar na OTC pelo quarto ano consecutivo demonstra que o Estado está preocupado em atrair grandes investimentos ligados à cadeia de produção energética offshore, agindo de forma estratégica e conectada com o debate global da descarbonização”, pontuou.

Além da Sedetec, a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), a Sergipe Gás (Sergas) e a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese) integram a comitiva sergipana. O presidente da Codise, Ronaldo Guimarães, sublinha que a presença no evento está ligada ao histórico do órgão. “A Companhia tem um legado de suporte à exploração de recursos minerais em Sergipe. Hoje, 50 anos depois, damos continuidade a esse incentivo em uma realidade onde o estado se prepara para grandes projetos na área de petróleo e gás offshore. Por isso, participar da OTC é tomar parte em um debate global onde nosso estado tem papel relevante”, ressaltou.

Para o presidente da Sergas, Alan Lemos, a OTC é uma oportunidade estratégica para dialogar com líderes, especialistas e empresas que estão moldando o futuro do setor de petróleo e gás no mundo. “É um ambiente que reúne desde o setor tradicional até as novas fronteiras das energias renováveis offshore. Esse encontro reforça que o caminho para uma matriz energética sustentável passa pela inovação, pela integração de tecnologias e pelo equilíbrio entre fontes, garantindo segurança energética e desenvolvimento para as próximas gerações. Esse é o caminho que o Governo de Sergipe tem buscado”, frisou.

O presidente da Agrese, Hamilton Santana, enfatiza a relevância da participação sergipana no evento. “Participar da OTC é uma oportunidade de entender a dinâmica do mercado de petróleo e gás, que é global. O Brasil, com destaque para Sergipe, tem papel preponderante nesse contexto, especialmente diante do descomissionamento, do avanço em águas profundas e do anúncio da Petrobras sobre a perfuração de poços no pré-sal na costa sergipana. Estar atento a essas transformações é fundamental para aprimorar a regulação e viabilizar ações que gerem emprego e renda para a população”, avaliou.

Agenda

Entre os destaques da programação, que inclui sessões técnicas e arena de negócios, está o painel ‘Energia Offshore no Brasil em Resumo – Próxima Onda e Novas Fronteiras’. O debate é conduzido pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), com participação de instituições públicas e privadas.

A agenda da comitiva sergipana também integra participações no 8º Encontro dos Brasileiros, promovido pelo Centro de Estudos de Energia da Fundação Getulio Vargas (FGV Energia), além do Brazilian Energy Meeting. Os eventos servem como plataforma para líderes do setor, formuladores de políticas e demais interessados em discutir tendências e desafios no cenário mundial de energia. 

Sedetec participa da Gas Week 2026 em Brasília

Evento foi marcado por reconhecimento e homenagem pelos cinco anos da Lei do Gás

Reforçando o protagonismo do estado nas discussões sobre o futuro energético do país, Sergipe foi representado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) na Gas Week 2026. Iniciado nesta terça-feira, 28, no Centro de Convenções, em Brasília, o evento segue até esta quarta-feira, 29, e também homenageou o senador sergipano Laércio Oliveira pela relatoria da Lei do Gás, que completa cinco anos de promulgação. 

A Gas Week 2026 reúne lideranças de alto nível da indústria, do governo e do mercado em um ambiente voltado à tomada de decisões estratégicas. CEOs, investidores, representantes de órgãos reguladores como a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além de autoridades dos poderes Executivo e Legislativo, participaram de debates que moldam o avanço do setor energético no Brasil. 

“Participar de uma programação como essa reforça a importância de mantermos Sergipe conectado às transformações do setor energético, buscando continuamente oportunidades que gerem desenvolvimento, atraiam investimentos e ampliem a competitividade do estado de forma estratégica”, revelou o titular da Sedetec, Valmor Barbosa. 

Homenagem

Durante o evento, foi realizada uma homenagem ao senador sergipano Laércio Oliveira por sua atuação como relator da Lei do Gás. O marco regulatório promoveu a abertura do mercado, ampliou a competitividade e criou condições mais favoráveis para a entrada de novos agentes no setor.

Sancionada em 2021, a chamada Lei do Gás (Lei nº 14.134) estabelece diretrizes para o transporte, processamento, estocagem e comercialização do gás natural no Brasil, incentivando a livre concorrência e a redução de custos para consumidores e indústrias. A medida é considerada fundamental para destravar investimentos, diversificar a oferta e impulsionar o desenvolvimento energético e econômico do país.

Programação

A programação da Gas Week 2026 teve início nesta terça, com abertura institucional reunindo lideranças de entidades do setor e participação do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Ao longo do dia, ocorreram debates estratégicos e o painel CEO Talks com executivos de grandes empresas, além da homenagem ao senador Laércio Oliveira pelos cinco anos da Nova Lei do Gás. À tarde, o Circuito de Líderes abordou temas como a Arena Gas Match, harmonização regulatória e acesso à infraestrutura.

No segundo dia, 29 de abril, a programação destaca o balanço do Leilão de Reserva de Capacidade na Forma de Potência (LRCAP) 2026 e seus impactos no mercado, além de discussões sobre biometano e descarbonização, novo CEO Talks e momentos de networking. À tarde, os painéis tratam de temas como distribuição em pequena escala (GNL, GNC e GNV), estocagem, judicialização, investimentos e o mercado livre de gás, reforçando o evento como espaço estratégico para decisões sobre o futuro energético do país.

Governo assina mais de R$ 11 milhões em ordens de serviço em Boquim

Entre as ações anunciadas, está a autorização para a construção de dois galpões industriais, com investimento de mais de R$ 9 milhões

O governador Fábio Mitidieri cumpriu agenda neste sábado, 21, no município de Boquim, que celebra seus 156 anos de emancipação política, levando um pacote de investimentos históricos que reforçam o desenvolvimento econômico, social e urbano da cidade. Durante a programação, o Governo de Sergipe realizou a assinatura de ordens de serviço e visita a obras estruturantes, consolidando um volume de investimentos que ultrapassa R$ 29 milhões no município, sendo mais de R$ 11 milhões apenas em ordens de serviço assinadas.

Entre as ações, está a autorização para a construção de dois galpões industriais geminados, com 2.100 metros quadrados cada, no Distrito Industrial de Boquim. A obra contará com investimento de R$ 9.049.997,80 e tem como objetivo ampliar a oferta de infraestrutura para a instalação de empreendimentos industriais, fortalecendo a geração de emprego e renda na região. Além disso, está em processo de licitação a construção de mais sete galpões industriais no município.

Construção de galpões industriais

Um dos galpões será destinado às novas instalações da empresa paulista Mariotta, do setor calçadista, que já atua no município e atualmente gera cerca de 60 empregos em estrutura provisória. Com a nova unidade, a expectativa é de expansão das atividades e do número de postos de trabalho.

Para a instalação no novo galpão, a Mariotta prevê investir R$ 5.572.838,55, com estimativa de geração de 112 empregos. Como forma de estimular sua implantação no município, a empresa foi contemplada com incentivos fiscal e locacional do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), aprovados pelo Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).

O secretário de Sedetec, Valmor Barbosa, destacou a importância da obra para a política de atração de investimentos em Sergipe. “Essa iniciativa reforça a política do Governo de Sergipe de promover o desenvolvimento econômico, atrair novos negócios e ampliar oportunidades. Com a chegada e a expansão de indústrias, avançamos também na geração de emprego e renda, melhorando a qualidade de vida da população sergipana”.

O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) ressaltou o impacto direto do empreendimento para o município e para o fortalecimento da indústria local. “Com a nova instalação, a expectativa é ampliar esse número e fortalecer ainda mais a economia local, com mais desenvolvimento e geração de renda. Trata-se de um investimento superior a R$ 9 milhões, que representa um avanço importante para Boquim e toda a região”.

Outras ações

Também foi assinada a ordem de serviço para a reforma da Praça Vigário Cravo, com investimento de R$ 2,1 milhões, garantindo requalificação completa com urbanismo, paisagismo, iluminação e acessibilidade.

Na área da educação, o governador visitou a obra da creche do Programa Ameei, com capacidade para atender 216 crianças, investimento de R$ 4,9 milhões e previsão de entrega para maio deste ano.

Outro destaque é o avanço do Mercado das Plantas Ornamentais de Boquim, com investimento superior a R$ 13 milhões, fortalecendo a vocação da cidade como referência nacional na produção de plantas ornamentais e beneficiando cerca de 300 famílias produtoras.

“Hoje é um dia de muita alegria. Estamos aqui em Boquim, que celebra seus 156 anos, anunciando mais de R$ 29 milhões em investimentos. São obras que geram emprego, oportunidades e melhoram a vida das pessoas. Estamos construindo galpões industriais para atrair empresas, autorizando a reforma de uma praça histórica e avançando com a creche que será entregue em breve, garantindo mais dignidade para as famílias. Também estamos tirando obras do papel, como o Mercado das Plantas Ornamentais, um projeto aguardado que fortalece a economia local. Além disso, seguimos investindo no Estádio Trindadão, na saúde, com melhorias na UPA, novas ambulâncias e equipamentos, e em pavimentação, tirando a população da poeira e da lama. Boquim é uma cidade de que tenho muito orgulho, e celebrar esse aniversário com trabalho e resultados é reafirmar nosso compromisso com cada sergipano. Ontem estivemos na Barra dos Coqueiros, hoje estamos aqui, e vamos continuar levando investimentos para todo o estado”, destacou o governador Fábio Mitidieri.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Urbano e Infraestrutura, Luiz Roberto, ressaltou o volume de investimentos já executados. “Boquim tem recebido diversas iniciativas do Governo do Estado. Já realizamos cerca de 60 mil metros de pavimentação asfáltica, com investimento de aproximadamente R$ 6 milhões, além de 50 mil metros quadrados de pavimentação em granito, somando cerca de R$ 8 milhões. A Praça Vigário Cravo, já com obras iniciadas, vai transformar um dos principais espaços da cidade. O Mercado das Plantas Ornamentais vai potencializar a vocação do município, enquanto os investimentos no Estádio Trindadão e na infraestrutura urbana seguem avançando para melhorar a qualidade de vida da população”, afirmou.

O prefeito de Boquim, Jackson do Mangue Grande, destacou a importância da parceria com o Governo do Estado. “É um momento de felicidade para o nosso povo. A visita do governador representa atenção e compromisso com Boquim. Estamos vendo investimentos que vão transformar a nossa cidade, gerando emprego, renda e mais qualidade de vida. Boquim está feliz e agradecida por esse olhar do Governo do Estado”, disse.

Governo de Sergipe e FGV Energia debatem futuro do offshore sergipano em workshop no Rio de Janeiro

Encontro reúne lideranças para alinhar estratégias sobre descomissionamento, comissionamento, atividades de operação e manutenção de plataformas e o papel de Sergipe no setor energético

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), promove, no dia 31 de março, o Workshop de Descomissionamento, Comissionamento, Operação e Logística Offshore. O evento, realizado no Rio de Janeiro, acontece em parceria com o Centro de Estudos de Energia da Fundação Getulio Vargas (FGV Energia).

A iniciativa tem como objetivo apresentar as demandas técnicas, industriais e logísticas associadas às atividades de descomissionamento de plataformas em águas rasas e ao comissionamento do Projeto Sergipe Águas Profundas (Seap), bem como o potencial do estado para os próximos dez anos. O evento abordará os desafios e oportunidades desse novo ciclo, reunindo operadoras, prestadoras de serviços, fornecedores especializados, entidades setoriais e representantes institucionais em um diálogo estratégico alinhado à agenda da transição energética e à garantia da segurança energética no país.

Entre as autoridades e palestrantes confirmados estão Valmor Barbosa Bezerra, secretário da Sedetec; Pietro Mendes, diretor da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP); Sylvia Anjos, diretora Executiva de Exploração e Produção da Petrobras; Cesar Cunha, gerente Executivo de Águas Ultraprofundas da Petrobras; Carlos Castilho, gerente Geral de Projetos de Descomissionamento da Petrobras; Stenio Galvão, gerente Executivo de Terra e Águas Rasas da Petrobras; Vaney Cunha, gerente Executivo de Logística de Exploração e Produção da Petrobras; e Fábio Marchiori, CEO da VLI.

Contexto

Diante de um conjunto de oportunidades relacionadas a projetos do setor de energia para o fortalecimento da infraestrutura portuária e logística, Sergipe se consolida como destino prioritário para fornecedores e prestadores de serviços da cadeia de óleo e gás, incluindo investimentos em infraestrutura offshore. O estado também se prepara para o descomissionamento de 26 plataformas em águas rasas, com investimentos previstos de cerca de R$ 9 bilhões até 2029 segundo a ANP, abrindo uma fronteira para a indústria naval, de serviços e logística por um período esperado de 10 anos até a conclusão do processo.

Um novo salto também é esperado com o Projeto Sergipe Águas Profundas, da Petrobras, que, a partir de 2030, adicionará 240 mil barris de petróleo/dia e 18 milhões de m³ de gás natural por dia à oferta nacional — volume equivalente a 20% da produção atual do país. O período estimado de cinco anos para o comissionamento do Seap, mais os 25 anos de sua operação, reforçam o ciclo duradouro para a cadeia de petróleo e gás no estado.

De acordo com o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, Sergipe vive um momento bastante significativo no que se refere à cadeia de petróleo, gás natural e energias. “De um lado, temos o prenúncio de uma nova fase a partir do Seap e, de outro, o encerramento de ciclos por meio do descomissionamento de plataformas. Também recebemos a notícia sobre o Leilão de Reserva de Capacidade do Ministério de Minas e Energia, que trará mais uma usina térmica para Sergipe. Ou seja, é mais geração de energia e mais consumo de gás, e o Seap será muito útil no abastecimento dessas térmicas. Nesse cenário, estamos investindo na preparação do estado para ampliar nossa competitividade e atrair investimentos. O Workshop é uma oportunidade de colocar isso em prática”, afirma. 

Estudos da FGV Energia indicam que o impacto econômico será transformador: a cada R$ 1 bilhão investido no desenvolvimento da produção em águas profundas, gera-se R$ 1,43 bilhão em valor bruto da produção, R$ 1,26 bilhão no PIB e até 6,6 mil empregos diretos, indiretos e induzidos somente em território sergipano. Paralelamente, esforços voltados à expansão industrial, como a implantação de uma Zona de Processamento de Exportação (ZPE) e a atração de empresas intensivas em energia, como o projeto de data center em estudo de implantação, exigirão uma infraestrutura portuária robusta e adaptada às novas demandas energéticas, incluindo combustíveis sustentáveis e energias renováveis.


 

Sedetec e Codise dialogam com a Fafen Sergipe sobre retomada de benefícios do PSDI

Reunião abordou o interesse da Fafen Sergipe em voltar a integrar o Programa Estadual de Desenvolvimento Industrial após a retomada da unidade

Nesta quarta-feira, 28, gestores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) receberam representantes da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen Sergipe). O encontro teve o objetivo de discutir a retomada dos benefícios do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI).  

O gerente de Engenharia e Suporte Técnico-Operacional, Valcimar Meira, e o gerente de Inspeção de Equipamentos, Raimundo Teles, representaram o gerente-geral da Fafen Sergipe, Carlos Sarruf. Antes da hibernação da unidade, a indústria de fertilizantes era beneficiária do PSDI, cujos incentivos foram revogados após o anúncio da paralisação das atividades. Com a reativação da Fafen, considerada estratégica para a economia estadual e para a cadeia produtiva de fertilizantes, a empresa demonstrou interesse em retomar os benefícios concedidos pelo Estado por meio do programa.

O titular da Sedetec, Valmor Barbosa, destacou que, desde o início das tratativas para a retomada da Fafen, o Estado se colocou à disposição da Petrobras e da Engeman, operadora da fábrica. “Desde dezembro, a Fafen voltou a atuar em Sergipe. Temos mantido um diálogo permanente, com o objetivo de apoiar a retomada das atividades e contribuir para que esse processo ocorra de forma segura, responsável e alinhada ao desenvolvimento econômico sergipano, conforme orienta o governador Fábio Mitidieri”, afirmou.

O presidente da Codise, Ronaldo Guimarães, ressaltou o papel da Companhia e da Sedetec, responsáveis pela gestão do PSDI. “A Codise e a Sedetec atuam de forma técnica e articulada para viabilizar os instrumentos necessários às operações da Fafen e de outras unidades-chave para a economia sergipana. Isso faz parte da nossa política de desenvolvimento industrial, considerada uma das mais atrativas do país e decisiva para a implantação e expansão de empreendimentos no estado”, destacou. 

Histórico

Implantada pela Petrobras em 1980, a Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados de Sergipe consolidou-se como um polo estratégico para a produção de ureia e amônia no Nordeste, impulsionando o desenvolvimento industrial e a ampliação da infraestrutura no estado. Ao longo dos anos, apesar de enfrentar desafios operacionais e períodos de redução de atividades, a unidade manteve sua relevância econômica, gerando centenas de empregos diretos e indiretos e integrando de forma significativa o parque industrial sergipano. 

Em 2018, a Petrobras anunciou a hibernação da fábrica que, após negociações mediadas pelo Governo de Sergipe, foi arrendada ao grupo Unigel em 2019, com retomada das operações em 2021. No entanto, novas dificuldades levaram a paralisações a partir de 2023 e à suspensão das atividades em março de 2024. Após tratativas judiciais, a Petrobras realizou nova licitação para a operação das unidades de Sergipe e da Bahia, vencida pela Engeman Manutenção de Equipamentos, com contrato assinado em setembro de 2025.

Em 31 de dezembro, foram oficialmente reiniciadas as operações com a produção de amônia. Em 19 de janeiro deste ano, a unidade destinou seus primeiros carregamentos de ureia e amônia, marcando uma nova fase.

Governo de Sergipe reforça protagonismo da Sedetec no ecossistema estadual de inovação

Apresentação da Estratégia Sergipe Digital para Todos incluiu apresentação da Lei Estadual de Inovação, que reconhece a secretaria e unidades vinculadas como atores no segmento

O ecossistema de inovação em Sergipe recebeu um importante reforço nesta quarta-feira, 21, com a apresentação da Estratégia Sergipe Digital para Todos. Na programação, foi debatido o decreto de regulamentação da Lei Estadual de Inovação, que inclui entre seus atores a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e unidades vinculadas. 

Sancionada em 2024, a Lei Estadual Nº 9.496, ou Lei de Inovação do Estado de Sergipe, representa uma adequação da antiga legislação, antes datada de 2009. Desde então, foi implantada uma agenda estratégica para a construção da Política Estadual de Inovação, dialogando com o Marco Nacional da Inovação. A Lei estabelece diretrizes voltadas ao estímulo ao desenvolvimento científico, à pesquisa, à capacitação científica e tecnológica e à inovação no estado.

Além de incluir a Sedetec como ator do Sistema Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), a Lei reconhece também como integrantes do Sistema duas unidades ligadas à Secretaria: a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) e o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS). O Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) também está incluso no escopo da Lei, assim como o Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia (Concit), entre outros componentes.

Relacionado à Sedetec, o Concit é o órgão de governança da política estadual de ciência, tecnologia e inovação, a quem cabe direcionar, monitorar e avaliar a gestão da referida política. Entre outras atribuições, o Concit é responsável por direcionar os investimentos do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec), também administrado pela Sedetec.

Durante o evento, realizado na Universidade Tiradentes (Unit), foi apresentado o Plano de Ações das Secretarias no âmbito da Estratégia Sergipe Digital para Todos. A programação incluiu um painel sobre os programas que integram a iniciativa, com participação da Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), outra unidade vinculada à Sedetec.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, destacou a iniciativa. “A Lei de Inovação e a Estratégia Sergipe Digital para Todos são instrumentos fundamentais para que nosso estado pavimente seu caminho até o futuro. Com eles, daremos condições para que pesquisadores e empreendedores consigam desenvolver pesquisas, produtos, serviços e projetos que irão transformar nosso cotidiano daqui a alguns anos. Para isso, queremos promover a cooperação entre o setor público, a iniciativa privada e as Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs). Esse avanço também está relacionado à transição energética a partir da transição digital, já que a dinamização dos processos por meio da tecnologia levará a um uso mais eficiente das fontes de energia”, resumiu.

Para amparar pesquisadores e empreendedores, a Lei de Inovação indica a disponibilização de recursos financeiros e estruturais, assim como aponta incubadoras de startups como mecanismos de fomento. A normativa também abrange a preparação de mão de obra para a inovação e a interiorização das atividades de CT&I no estado, entre outros tópicos.

Estratégia Sergipe Digital para Todos

A Estratégia Sergipe Digital para Todos representa uma série de projetos e ações com foco na modernização da gestão pública e na melhoria do acesso da população ao Estado, que integram a Estratégia Governo Digital (EGD) do Governo de Sergipe, publicada em 2025. A Secretaria Especial de Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan) e a Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom) conduzem a iniciativa, que também conta com investimento do Banco Mundial.

Trata-se de um novo modelo de gestão, orientado pela inovação e pela integração dos serviços de base tecnológica do Estado, com a meta de tornar Sergipe um estado 100% digital até 2030. O propósito é simplificar processos, reduzir a burocracia, otimizar custos operacionais e construir um ambiente acessível e ágil para o cidadão.

Sergipe alcança maior arrecadação de ICMS nos últimos três anos por indústrias incentivadas pelo PSDI

Em 2025, o Estado arrecadou mais de R$ 278 milhões em ICMS com empreendimentos industriais beneficiados pelo programa

O Governo de Sergipe registrou, em 2025, a maior arrecadação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) dos últimos três anos proveniente de indústrias incentivadas pelo Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI). O resultado reforça a importância da política estadual de incentivos para o fortalecimento do setor produtivo.

O PSDI é gerido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), em parceria com a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise). Em 2025, a arrecadação ultrapassou R$ 278 milhões, superando os resultados de 2024, quando foram recolhidos R$ 206 milhões, e de 2023, com R$ 201 milhões.

O secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, ressalta que os recursos arrecadados retornam diretamente à sociedade. “Os impostos recolhidos a partir das indústrias incentivadas voltam para a população na forma de serviços públicos, investimentos em infraestrutura e ações que fortalecem e movimentam o setor produtivo, criando um ciclo positivo de desenvolvimento, com geração de emprego e renda”, pontuou. 

Incentivo fiscal do PSDI

A arrecadação já leva em conta os incentivos fiscais concedidos pelo PSDI, que reduzem significativamente o valor do ICMS pago pelas indústrias, com descontos entre 92% e 93,8% do imposto devido. Mesmo com a redução fiscal proporcionada pelo programa, os valores demonstram a relevância econômica dos empreendimentos beneficiados.

O montante considera apenas o ICMS e não inclui outros impostos gerados ao longo da cadeia produtiva. Quando somados os tributos sobre o consumo e a renda dos trabalhadores, o retorno aos cofres públicos é ainda maior.

Outros incentivos do programa

Além do incentivo fiscal, o PSDI também oferta o incentivo locacional, com galpões e áreas industriais, bem como o incentivo à infraestrutura. Com esses pilares, o programa se consolida como um dos mais atrativos do país para a implantação de novas fábricas e a ampliação de empreendimentos já existentes em Sergipe.

Um exemplo de empresa atraída pelo PSDI é o Grupo Piracanjuba, instalado no município de Nossa Senhora da Glória após assumir os ativos da Natulact. “Os incentivos que o Estado vem fazendo, como o PSDI, fazem a diferença e, muitas vezes, são o ‘fiel da balança’ para a instalação de uma indústria no estado”, frisou o diretor de Relações Institucionais e Governamentais da empresa, Marcelo Costa Martins. 

O diretor-presidente da Codise, Ronaldo Guimarães, reforça que o PSDI é estratégico para o desenvolvimento descentralizado do estado. “A Codise atua na gestão de áreas em Núcleos e Distritos Industriais em diversos municípios sergipanos. Ao oferecer um ambiente favorável, aceleramos a implantação de indústrias, com geração de empregos e melhoria das condições de vida da população”, salientou. 

Atualmente, mais de 330 empresas são beneficiadas pelo PSDI, gerando mais de 32 mil empregos diretos em Sergipe. A concessão dos incentivos é condicionada à aprovação do Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI), vinculado à Sedetec. Após a aprovação, as empresas dispõem de prazos estabelecidos pelo CDI para iniciar as operações, com possibilidade de prorrogação ou revogação do benefício.


 

Primeiro ‘Sergipe é aqui’ de 2026 leva serviços da Sedetec e vinculadas a Pacatuba

Ação ofertou distribuição de mudas, orientações ambientais, análises de solo e água, informações sobre metrologia e incentivos para novos negócios

O Governo de Sergipe realizou nesta sexta-feira, 9, no município de Pacatuba, no baixo São Francisco, a primeira edição de 2026 do ‘Sergipe é aqui’. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), por meio de suas unidades vinculadas, participou da 64ª edição do programa itinerante levando serviços, informações e demonstrações voltadas à inovação, pesquisa científica, conscientização ambiental e oportunidades de negócios.

Durante a ação, o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) apresentou projetos como a Biofábrica de Mudas, iniciativa que fortalece a produção de espécies nativas, com o objetivo de contribuir para o reflorestamento do estado e apoiar programas governamentais e pequenos agricultores. O estande também forneceu informações sobre preservação ambiental e realizou a distribuição de mudas à população.

De acordo com o técnico em biotecnologia do SergipeTec, Fabrício dos Santos, a ação teve como foco a distribuição de mudas de espécies frutíferas e arbóreas. “Trouxemos algumas espécies para conscientizar a população sobre a forma de plantio e melhoramento das espécies. O aquecimento está cada vez mais aumentando, então, se cada um plantar uma árvore, a gente pode amenizar isso”, destacou.

Para a moradora de Pacatuba, Débora Carvalho, a iniciativa facilitou o acesso a serviços sem a necessidade de deslocamento. “O projeto é bem interessante. Atendeu à população, porque Pacatuba não tem muita estrutura, é uma cidade muito pequena. Hoje, aproveitei a castração de animais e as mudas de plantas. Eu já planto outras mudas no sítio e agora eu ganhei uma diferente”, relatou.

Outras ações e serviços

O Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) atendeu ao público com orientações sobre uso adequado da água e melhoramento do solo. O Laboratório de Água explicou aos trabalhadores rurais práticas corretas para irrigação, piscicultura, carcinicultura, farmacopeia, coleta de água e outros processos. 

Além disso, a equipe do Laboratório de Solos do ITPS recebeu mais de 30 amostras de solo para análise das características químicas, físicas e biológicas para a agricultura. Como órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o ITPS também disponibilizou informativos sobre balanças comerciais e rodoferroviárias.

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) também esteve presente na programação, utilizando a ação para prospectar novos negócios e divulgar os benefícios do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), que oferece incentivos fiscais e locacionais com o objetivo de atrair investimentos, gerar empregos e desenvolver o setor produtivo sergipano.

Última atualização: 15 de janeiro de 2026 10:23.