Fapitec/SE divulga resultado do edital para bolsas de mestrado e doutorado

O edital nº 12/2022 é referente a bolsas de pesquisa do âmbito tecnológico em instituições sediadas em Sergipe

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica (Fapitec/SE) divulga nesta quarta-feira, 3, o resultado do edital nº 12/2022 relativo às bolsas de mestrado e doutorado para pesquisas com potenciais de se tornarem um produto tecnológico. O edital é fruto de recursos do Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec), sob a gestão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico da Ciência e Tecnologia (Sedetec).

O presidente da Fapitec, Alex Garcez, destaca a diversidade de linhas de pesquisa abrangidas pelo edital. “Espera-se que a dissertação de mestrado ou a tese de doutorado do bolsista resulte em um produto tecnológico, ou que seja uma contribuição significativa para o desenvolvimento científico e tecnológico do estado”.

Ao todo, foram ofertadas 60 bolsas, sendo 40 bolsas de mestrado e 20 bolsas de doutorado. As linhas de pesquisa contempladas foram: Tecnologia da Informação e Comunicação – TICs; Biotecnologia; Agropecuária e Agroindústria; Mudanças Climáticas; Energia e Recursos Energéticos Renováveis; Turismo; Gás; e Recursos Minerais; que atenderam as demandas previstas no edital.

Recursos Financeiros

A contração está prevista para ocorrer a partir do dia 8 de maio. As propostas aprovadas serão financiadas com recursos custeio (bolsa de estudo), no valor global estimado de até R$ 4.440.000,00 (quatro milhões, quatrocentos e quarenta mil reais) com recursos do Funtec, sob a gestão da Sedetec. “Este é um dos grandes editais que são financiados pelo Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico e que reforça a importância deste Fundo para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia em nosso estado”, destaca o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa.

Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo deste Edital podem ser obtidos junto à Coordenação do Programa de Apoio e Fomento à Ciência e Tecnologia (Proaf) da Fapitec/SE através do e-mail: bolsasdeposgraduacao@fapitec.se.gov.br.

Última atualização: 25 de maio de 2023 11:22.