Governo do Estado apresenta oportunidades e potencialidades durante ‘Sergipe Oil & Gas’

Evento acontece ao longo destas quarta e quinta-feira, 16 e 17, e reúne diversos agentes do segmento para realização de negócios e troca de experiências

Em mais uma oportunidade de debater assuntos acerca do segmento de petróleo e gás natural, Sergipe recebe a 2ª edição do ‘Sergipe Oil & Gas’, promovido pelas empresas BrainMarket Inteligência de Mercado e Eolus, com correalização do Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae) e apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). O evento, que acontece durante os dias 16 e 17 de agosto, no hotel Vidam, em Aracaju, tem como objetivo dar continuidade ao fomento da cadeia produtiva de óleo e gás e na atração de novos negócios para o estado.

Assim como na primeira, esta segunda edição do evento reuniu representantes da administração direta e indireta, agentes do setor energético, empresas do ramo industrial e fornecedoras de bens e serviços de O&G, entidades setoriais, de pesquisa e promoção comercial, fundos de investimentos e startups, que participam dos debates e têm a oportunidade de trocar experiência com os demais participantes.

Durante seu discurso, o governador do Estado, Fábio Mitidieri, parabenizou os realizadores do evento e pontuou que o petróleo e gás são temas prioritários em sua gestão. “Nós fazemos questão de criar condições de atratividade e competitividade no segmento, como também trabalhamos diuturnamente na atração de indústrias que venham consumir uma parte significativa desse gás, gerando desenvolvimento, emprego e renda para Sergipe. Estamos construindo a infraestrutura, as condições tributárias e de regulação, buscando investidores, e o mais importante: estamos dispostos a fazer acontecer, com auxílio de um povo trabalhador, que, sem dúvidas, estará junto conosco neste objetivo”, disse o governador.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, foi o responsável pela apresentação das oportunidades de investimentos em Sergipe. “Com este momento, temos a oportunidade de dar visibilidade a todo o trabalho que é desenvolvido pelo Governo do Estado, através da Sedetec e demais órgãos, e de mostrar todas as potencialidades que nosso estado oferece neste segmento. É um prazer muito grande participar pela segunda vez deste evento, agora como secretário da pasta do desenvolvimento econômico, e vamos continuar empenhados no crescimento do mercado de petróleo e gás em Sergipe”, informou.

Palestras

A manhã também foi marcada pelo painel ‘Institucional Regulatório: Onshore no Brasil – Potencial E&P em Sergipe’. A diretora na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Symone Araújo, retratou a atuação da ANP no setor e falou sobre as expectativas das novas fronteiras de exploração. “É preciso ser muito visionário, conhecer muito do setor para enxergar o papel que exerce a reativação das atividades de óleo e gás no Nordeste. Hoje, no Brasil, nós temos no mar significativamente a bacia de Campos e do Espírito Santo, notadamente por conta do pré-sal, e agora nós temos Sergipe-Alagoas, e todos estamos trabalhando no sentido de buscar o alcance de todo o desenvolvimento que virá com essa nova fronteira”, disse.

A manhã seguiu com outras palestras que também foram destaques, como: ‘Harmonização regulatória de Sergipe e a situação do Estado no Relivre’, ministrada pelo diretor na Câmara Técnica de Gás Canalizado na Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), Douglas Santos. “É importante destacar o esforço que temos feito para harmonizar a nova Lei do Gás, de autoria do senador Laércio Oliveira. Além disso, temos a missão de colaborar para o desenvolvimento regulatório do estado, pois queremos crescer, nos desenvolver, e não ficar estagnados onde estamos porque o mercado é dinâmico”, afirmou.

Falando sobre ‘Relivre: visão geral e análise regulatória de Sergipe, a analista em Energia na Abrace, Natália Seiko, pôde contribuir com o debate acerca do assunto. “Estamos com a oportunidade de transformar o gás natural como o energético do momento, principalmente por ele representar o energético com menor emissão de poluentes em relação aos demais combustíveis fósseis. Temos atuado também fortemente junto aos estados, para a gente tentar trazer justamente essa modernização regulatória, para que esses consumidores possam migrar para um ambiente que ele consiga contratar diretamente essas novas condições de gás e de transporte”, pontuou.

Já a consultora Técnica na Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Ana Claudia Sant’Ana Pinto, trouxe em pauta as  ‘Perspectivas e desafios para o desenvolvimento da demanda de gás da Região Nordeste’. “Existem diversas oportunidades de investimentos no Nordeste. Além dessas oportunidades, temos que falar do potencial offshore nos próximos anos. Temos muitos desafios e estamos trabalhando para transformar o ambiente regulatório muito mais propício”, disse.

O evento segue à tarde, com outras palestras: ‘Projeto SEAP’; ‘Carteira de Investimento da Carmo Energy’; ‘Desafios dos pequenos operadores no Onshore’; ‘Apresentação do portfólio de serviços e suas demandas para cadeia produtiva do Estado’; e ‘Serviços na cadeia de exploração’. 

Última atualização: 18 de agosto de 2023 11:21.

Pular para o conteúdo