Encontro reuniu agentes mais importantes do setor energético
Sergipe marcou presença, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), no XI Seminário sobre Matriz e Segurança Energética Brasileira e o 16º BEP (Brazil Energy Power), realizado no Rio de Janeiro, nesta quinta-feira, 28. O evento é promovido pelo Centro de Estudos de Energia da Fundação Getulio Vargas (FGV Energia) e a AmCham Rio de Janeiro.
O Seminário é uma das maiores conferências de energia do Brasil, reunindo os maiores especialistas, líderes empresariais e autoridades do setor energético para uma discussão sobre petróleo, meio ambiente, gás natural, financiamento verde, entre outros. A embaixadora dos Estados Unidos no Brasil, Elizabeth Frawley Bagley, e a cônsul geral dos Estados Unidos no Rio de Janeiro, Jacqueline Ward, prestigiaram o evento.
Um dos objetivos do Seminário é proporcionar um debate de alto nível, servindo como conexão entre consumidores e produtores, governo e indústria e acadêmicos da área da energia. A abertura do encontro contou com a palestra do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, e do presidente da Global Energy Institute, Marty Durbin. Entre os temas abordados estavam investimentos, volume de negócios e competitividade no Brasil no setor de óleo e gás e o papel do setor na transição energética, além do mercado de gás no Brasil e o papel estratégico do insumo na matriz energética brasileira.
Evento
O evento tratou ainda sobre a modernização do setor elétrico e transição energética e mercado de carbono, e com palestras com o diretor da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Cláudio Jorge. O encerramento contou com a apresentação do vice-presidente Executivo, Ocyan e Líder do Comitê de Energia Amcham Rio, Jorge Mitidieri.
Representando o Governo do Estado no evento, o secretário executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, avaliou o debate como enriquecedor. “É um momento de compartilhamento de ideias e troca de conhecimentos com pessoas que entendem tão bem do assunto. É importante que o nosso Estado participe desses momentos para que possamos alavancar ainda mais o desenvolvimento socioeconômico de Sergipe”, disse.
Sobre as realizadoras
A AmCham é uma câmara que integra empresas brasileiras e internacionais em um ambiente que ultrapassa as fronteiras da geração de conteúdo, disponibilizando diversos produtos e serviços empresariais. Já a FGV Energia é um Centro de Estudos de Energia, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que gera, aplica e transmite conhecimento para o desenvolvimento do país no setor energético.
Presenças
Também marcaram presença na programação importantes instituições e empresas do setor, como a Empresa de Pesquisa Energética (EPE); o Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP); a Gás Natural Açu (GNA); Global Energy; a Transportadora Brasileira Gasoduto Brasil-Bolívia (TBG); Eneva; Engie; Enauta; Wärtsilä; Ocyan, além do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS); entre outros agentes envolvidos no segmento.


