O encontro teve o objetivo de discutir o Porto de Sergipe na rota de importação de fertilizantes
Com o objetivo de acompanhar e contribuir com o trabalho que vem sendo realizado pela empresa que administra o Porto de Sergipe, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), apoiou a realização do “1º Workshop VLI de Fertilizantes”, realizado nesta quarta-feira, 15. O evento foi realizado pela VLI Logística e objetivou apresentar os benefícios competitivos do Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB) para os fluxos de importação de fertilizantes. O evento aconteceu no TMIB, localizado na Barra dos Coqueiros e contou com a presença de empresas como EuroChem, OCP, Petrobras, Adubos Real, ALZ, Fertinor, Cibra, Intertech, Ipstore, Logimodal, além de Federação das Indústrias de Sergipe (Fies) e Fecomércio, entre outras empresas e instituições.
Durante a programação, diversos assuntos foram debatidos, dentre eles: a operação da VLI em números e ações de inovação; o mercado de fertilizantes e a atuação da VLI; pricing VLI operações portuárias; operação rodoviária Trato (empresa do grupo VLI); e o afretamento marítimo VLI. Após as discussões, houve uma apresentação do terminal Marítimo e, também, uma visita de campo.
O TMIB tem sido visto como uma opção competitiva para atender a demanda por fertilizantes, inserindo o estado de Sergipe em importantes rotas logísticas de escoamento. Portanto, a consolidação do TMIB à rota de importação de fertilizantes é um grande avanço para o estado, para a região nordeste e, também, para o país.
Para o assessor especial do gabinete da Sedetec, Haroldo Barros, que representou a pasta no evento, a parceria entre a VLI e o Governo do Estado fomenta novos investimentos. “O estado precisa acompanhar de perto todos os movimentos de seus parceiros. A VLI, então, que é responsável pela operação do Porto de Sergipe, ao promover essa discussão, conhecimento e possibilidade de novos negócios com potenciais clientes”, disse.
O gerente-comercial da VLI, Rafael Giolo Viana, destacou, na oportunidade, o objetivo do workshop. “O nosso principal objetivo, além de apresentar o trabalho que fazemos junto ao TMIB, é provocar discussões e estabelecer um contato mais próximo com os clientes”, afirmou.
Após as apresentações, a VLI programou uma visita ao campo, para que os participantes do workshop pudessem conhecer de perto toda a operacionalidade do Terminal Marítimo. Já na quinta-feira, 16, o encontro continua no Hotel Quality, para uma rodada de negócios.
Presente no evento, o gerente-comercial da Fertinor, Arnold Lima, destacou a importância desse encontro para ele, enquanto representante de empresa cliente da VLI. “Com esse encontro, conseguimos estreitar os laços entre os players do mercado. Nós temos a VLI com a parte do porto e temos as empresas de fertilizantes se encontrando em um ambiente muito bom, para que possamos esclarecer as dúvidas e realizar negócios de forma que a gente possa fazer com que o Estado de Sergipe consiga, junto com a sua economia, um crescimento que é aguardado por todos”, pontuou.
TMIB
Localizado no município de Barra dos Coqueiros, o Terminal Marítimo Inácio Barra movimenta cargas como: soja, farelo, milho, fertilizantes, concentrado de cobre, minério de ferro, coque e cimento. Oferece uma infraestrutura moderna e capacidade operacional para atender a demanda da região, proporcionando um serviço de excelência, focado na experiência do cliente, assegurando a melhoria contínua dos processos para que suas operações sejam cada vez mais eficientes e ágeis.