Governo promove diálogo com Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás sobre capacitações em Sergipe

Encontro virtual teve como objetivo discutir a criação de cursos em diferentes setores que atuarão neste mercado

Atentando para as futuras transformações que o mercado de Petróleo e Gás em Sergipe passará nos próximos anos, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) promoveu uma reunião nesta terça-feira (16), com o Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), mais precisamente com a Universidade IBP (Unibp), e com diversas instituições de Sergipe, por meio de uma videoconferência. O encontro teve como objetivo estreitar laços para a capacitação dos agentes que atuarão no setor do petróleo, gás e fertilizantes no Estado.

Durante o encontro virtual, a Unibp apresentou suas atividades desenvolvidas, com ênfase no setor de Petróleo e Gás, a exemplo do oferecimento de cursos preparatórios e profissionalizantes, detalhando a metodologia, os temas, carga horária, públicos-alvo, entre outros.

A reunião contou com a participação de diversas instituições convidadas como a Universidade Federal de Sergipe (UFS), Universidade Tiradentes (Unit), Instituto Federal de Sergipe (IFS), Senai, Secretaria da Fazenda (Sefaz), Agência Reguladora de Serviços Públicos (Agrese), Secretaria Geral de Governo (SEGG), Codise, Procuradoria Geral do Estado (PGE), Sistema Fecomércio – Sesc/ Senac e Sergas.

O superintendente executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, contextualizou a proposta da reunião e o caminho até então, frisando o bom relacionamento do Governo de Sergipe com o presidente do IBP, Roberto Ardenghy, que já foi diretor de relações institucionais da Petrobras. “Temos conversado constantemente com o Ardenghy sobre o futuro de Sergipe e a necessidade de preparar profissionais e empresas para prestar serviços para as grandes companhias que têm perspectivas de vir para Sergipe. O objetivo é que sejam gerados empregos para os sergipanos”, explicou.

Durante sua explanação, a gerente do IBP, Karen Cubas, destacou que neste primeiro momento é necessário identificar o interesse das empresas que estão em Sergipe, do ponto de vista de mão de obra e especialização dessas pessoas. “Precisamos saber quais as necessidades que elas têm na região, para que esse grupo possa se organizar. Neste sentido, precisamos identificar formações, perfis profissionais, para desenvolver trilhas de aprendizagem em conjunto”, comentou.

Outro ponto de destaque do diálogo tratou sobre a importância de inserir as pessoas no mercado de trabalho, mesmo que, neste caso, seja necessário bolsas ou ajudas de custo para estes alunos. “Precisamos avaliar sobre bolsas, para que as pessoas continuem fazendo a formação. Nossa maior experiência é que as empresas contratam as pessoas e depois elas fazem a formação, mas, como em Sergipe há quatro grandes empresas que irão demandar dessa mão de obra especializada, podemos pensar, quem sabe, num financiamento do projeto”, completou Karen Cubas.

Entre os atores que poderão participar dos treinamentos, também estão as equipes da administração pública.

O professor Lucindo Quintans, da UFS, parabenizou a iniciativa, reforçando que a Universidade tem alguns cursos na área de Petróleo e Gás, com profissionais competentes e que podem construir programas em conjunto com o IBP. “Queremos nos juntar a esta parceria e gerar empregabilidade em Sergipe”, frisou. Já o pró-reitor de ensino do IFS, Alysson Barreto, colocou a instituição à disposição para discussão e para participar dos próximos passos da iniciativa.

O procurador Carlos Henrique Ferraz, da PGE, e a superintendente de Gestão Tributária da Sefaz, Silvana Lisboa, também participaram da reunião e ressaltaram a importância do evento, concordando com a necessidade da promoção de cursos para melhorar a qualificação das equipes técnicas dos órgãos.

Contexto
Nos próximos anos o estado de Sergipe passará por uma transformação através dos novos investimentos nos segmentos de gás, petróleo, fertilizantes e energia. Entre os projetos está o Sergipe Águas Profundas (Petrobras), que vislumbra a exploração de petróleo e gás na bacia Sergipe-Alagoas; a conexão do terminal de GNL à malha de transporte (ENEVA/CELSE), a transferência da operação do Polo Carmópolis (Carmo Energy), assim como os novos projetos de geração termelétrica.

Matéria produzida em 18/08/2022.

Última atualização: 31 de outubro de 2022 10:24.

Pular para o conteúdo