O Instituto de Pesquisa em Tecnologia e Inovação (IPTI) celebrou neste mês de maio o encerramento da segunda turma da tecnologia social Oficina de Negócios (ON). O projeto oferece uma formação empreendedora a crianças e adolescentes entre 12 e 17 anos, tendo como pilares o empreendedorismo, a inteligência emocional e a educação financeira. O IPTI conta com o suporte do Governo de Sergipe, sendo vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).
Com duração de seis semanas, a Oficina de Negócios busca a proposição de soluções para problemas reais da comunidade de Santa Luzia do Itanhy. As aulas são construídas a partir de dinâmicas e ferramentas de utilização global, incluindo testes e validação de ideias de negócios. Ao fim dos trabalhos, os participantes apresentaram um “pitch” como forma de sintetizar e expor todo o conhecimento e experiência adquiridos ao longo do curso.
Cada pitch teve duração de três minutos, durante os quais os participantes expuseram e defenderam suas ideias de negócio. Com propostas que foram desde a criação de um canal de games no YouTube, até a fundação de uma empresa de marketing voltada a comerciantes locais, os projetos demonstraram a diversidade e criatividade da nova turma.
Assim como as aulas, a apresentação ocorreu de forma remota. Para avaliar os projetos, quatro especialistas foram convidados com o propósito de atribuir notas e tecer comentários. A avaliação seguiu critérios como grau de inovação e impacto social, tendo como objetivo reconhecer os pontos de melhoria e os aspectos de destaque de cada proposta.
A Oficina de Negócios teve sua primeira turma formada em março deste ano, também por meio de ensino híbrido. A tecnologia social vem sendo conduzida pelo IPTI em parceria com a XP Investimentos, articulando o apoio da iniciativa privada em prol do desenvolvimento de ferramentas e práticas que repercutam local e globalmente.