ITPS comemora cem anos de inovação e contribuições para o progresso tecnológico de Sergipe

Celebração contou com presença de representantes da comunidade acadêmica, líderes empresariais e autoridades governamentais

Em um momento de celebração, o Instituto Tecnológico de Pesquisas de Sergipe (ITPS) comemorou seu aniversário de 100 anos na manhã desta sexta-feira, 18. Em clima de entusiasmo, representantes da comunidade acadêmica, líderes empresariais e autoridades governamentais reuniram-se para celebrar um século de inovação e contribuições significativas para o progresso tecnológico do estado. O evento estabeleceu um marco na jornada do Instituto e foi palco de homenagens aos contribuintes da ciência no estado.

O ITPS é um órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), dispondo de serviços como a implementação de práticas de defesa do consumidor na área da metrologia.

Durante a cerimônia, o diretor-presidente do ITPS, Kaká Andrade, ressaltou a trajetória de realizações e desafios que marcaram os cem anos de existência da instituição. “O Instituto desempenhou um papel crucial no avanço de diversos setores, desde a indústria até a agricultura, e estamos ansiosos para continuar produzindo ciência e tecnologia”, declarou.

O evento contou também com a presença do governador Fábio Mitidieri, que enfatizou a relevância do ITPS na promoção do desenvolvimento tecnológico de Sergipe. “Se o ITPS não existisse, talvez Sergipe não teria o seu crescimento e desenvolvimento, por isso estou aqui, para comemorar os cem anos do ITPS”, considerou.

O presidente do Inmetro, Márcio André, também esteve presente no evento comemorativo. “O ITPS é grande porque além de fazer todo o trabalho laboratorial e de pesquisa, também é um braço do Inmetro no estado. Parabéns a todos que constroem e construíram a história do ITPS “, parabenizou.

Para o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, destacou o papel fundamental da instituição como vinculada da secretaria. “Nesses cem anos, o ITPS veio conquistando o seu lugar, protegendo o cidadão através dos serviços da metrologia, e auxiliando a sociedade com os seus ensaios e testes laboratoriais”, disse o gestor.

A primeira diretora-presidente do ITPS e atual diretora técnica, Lúcia Calumby, afirmou ser um privilégio fazer parte dessa história. “É uma emoção muito grande estar na festa da instituição que eu faço parte há 32 anos. O ITPS realmente merece toda essa festividade, e mostrou que, durante esses cem anos, evoluiu e acompanhou as modernidades”, expressou.

A manhã festiva também incluiu uma sessão de homenagens, por meio das quais foram reconhecidas instituições, pessoas e veículos de imprensa que contribuíram para o sucesso do ITPS. A diversidade de projetos premiados destacou a amplitude de áreas em que o Instituto deixou sua marca, desde tecnologias limpas até inovações na área da saúde. Além do Troféu Centenário do ITPS, também foi concedida a Medalha de Incentivo à Ciência e Tecnologia ‘Professor Antônio Tavares de Bragança’, a honraria mais alta do Instituto.

Uma das homenageadas foi Abigail Vieira, que é funcionária do instituto desde 1976 e atualmente ocupa o cargo de coordenadora do laboratório de pré-medidos. “Me sinto muito honrada em participar desse momento tão importante na nossa instituição, de cem anos do nosso ITPS”, declarou, emocionada.

Fotos: Igor Matias e César de Oliveira/ASN

Última atualização: 29 de agosto de 2023 09:37.

Pular para o conteúdo