Mercado de gás em Sergipe é foco de estudo da FGV Energia

Resultado será apresentado durante a 2° edição do Sergipe Day, em 12 de março, no Rio de Janeiro

A Fundação Getúlio Vargas (FGV), através da FGV Energia, está desenvolvendo uma ‘Análise do Impacto Econômico dos Investimentos de Óleo e Gás no Estado de Sergipe’. E para dar encaminhamento ao trabalho e apresentar um panorama do seu andamento, pesquisadores da instituição estiveram nesta sexta-feira, 26, na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). O resultado do estudo será exposto durante a segunda edição do Sergipe Day, que será realizado pelo Governo de Sergipe, em parceria com a FGV Energia, no dia 12 de março, no Rio de Janeiro.

Os pesquisadores João Victor Marques e Thalita Barbosa são os responsáveis pelas entrevistas do estudo. Entre os temas abordados estão: regulação, tributação, infraestrutura, competitividade e tarifas. Para embasar a análise sobre os temas, foram realizadas mais de 40 entrevistas envolvendo empresas de todos os elos da cadeia, como produção, transporte, consumidores, distribuidores, além de órgãos do governo, entidades representantes dos setores e associações. 

“O estudo é focado em entender quais são as principais oportunidades e barreiras para a atração de investimentos em Sergipe. Nós fizemos uma etapa muito importante aqui no estado, que é conhecer as peculiaridades e a intenção dos atores que estão aqui instalados, tanto os produtores, transportadores, distribuidores, quanto consumidores de gás natural”, destaca o pesquisador da FGV João Victor Marques.

O pesquisador completa que, a partir das informações coletadas, será apresentado um diagnóstico durante o Sergipe Day. “A próxima etapa do estudo será a mensuração dos principais impactos proporcionados pelo setor de óleo e gás no estado, em termos de geração de emprego, renda e tributos. Os resultados serão apresentados no Sergipe Day. Esperamos a participação de todos”, convida.

O secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, ressalta a importância do estudo e do evento para Sergipe. “Sergipe tem grandes potencialidades no setor energético, e o Sergipe Day é uma oportunidade de levarmos o nome do estado para locais que são foco dos debates sobre o setor. O estudo dará um panorama mais detalhado sobre as oportunidades existentes em Sergipe e, durante o evento, buscaremos atrair investimentos que promovam mais desenvolvimento, geração de emprego e renda para nosso estado”, pontua.

Última atualização: 16 de fevereiro de 2024 11:25.

Pular para o conteúdo