Sistema Sedetec levou diversos serviços e orientações sobre agricultura e meio ambiente para a população de Frei Paulo
Durante a sétima edição do ‘Sergipe é aqui’, os moradores do município de Frei Paulo, no agreste sergipano, receberam cerca de 250 mudas de árvores variadas como a craibeira, os ipês rosa e roxo, o pau-brasil e as frutíferas nativas araçá, jenipapo e pitanga. A ação foi promovida nesta quinta-feira, 6, pelo Governo do Estado, por meio do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).
Uma das beneficiadas pela iniciativa foi Dona Maria Neusa dos Santos, de 58 anos, moradora do Povoado Areias. Ela levou uma muda de pitanga para casa e aprovou a ação do governo. “Vou plantar a nova muda perto das que já tenho na minha chácara. O governo está de parabéns por trazer vários serviços para nós que não podemos nos deslocar para a capital”, elogia.
De acordo com a responsável técnica e engenheira agrônoma da Biofábrica e gestora de tecnologia do SergipeTec, Evillyn Silva, o intuito foi mostrar parte do trabalho desenvolvido pelo órgão, disponibilizando espécies nativas cujas sementes foram coletadas nos biomas sergipanos Mata Atlântica e Caatinga. “Distribuindo as mudas, podemos continuar o nosso trabalho de reflorestamento e recuperação de área, porque cada visitante agraciado com uma muda planta na sua propriedade”, explica.
Para o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, ações como essa não apenas beneficiam as pessoas atingidas, como também aproximam o governo da população. “O governo e nossas vinculadas estão de parabéns pelo trabalho que promovem levando serviços e orientações por meio do Sergipe é Aqui”, pontua.
ITPS
Como forma de auxiliar os agricultores de Frei Paulo, o Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS), com apoio da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), disponibilizou a análise laboratorial gratuita de 30 amostras de solo à população do município. “Essa análise é importante porque vai fornecer ao agricultor um relatório com características físicas e químicas do seu solo. Além de recomendar adubação específica para uma cultura de interesse, fornecerá um relatório que é obrigatório, caso o agricultor busque crédito rural junto aos bancos”, esclarece Guilherme Santana, químico do laboratório de solos do ITPS.
A moradora do povoado Lagoa Nova, Lidiane de Almeida Dantas, 40, aproveitou a edição do ‘Sergipe é aqui’ para tirar dúvidas em relação ao combate de pragas em plantações e no estande do Sistema Sedetec. “Com essa estrutura, podemos tirar dúvidas, receber orientações e realizar exames. Temos que aproveitar os benefícios que o governo está nos oferecendo. Parabenizo pela iniciativa de estar junto do povo”, agradece.
A professora e diretora da Escola Mont Alisson de Oliveira, Mônica de Jesus foi ao evento para acompanhar 20 estudantes de 15 a 16 anos que visitaram o estande do Sistema Sedetec. Segundo ela, momentos como esse levam novos conhecimentos aos jovens. “Eles aprendem como lidar com as plantas, sobre a questão da terra, como deve ela ser preparada, afinal, muitos deles moram em sítios e orientam as famílias”, pontua.
Demais ações
Além do SergipeTec e ITPS, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE) esteve presente para fornecer informações sobre concessão de bolsas de fomento e execução de projetos, desde o ensino fundamental à pós-graduação, nos principais programas de atuação.
A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) também prestou orientações, levando informações sobre prospecção de novos negócios, divulgando o Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI) e outras ações. Já a Junta Comercial do Estado (Jucese) informou sobre abertura, alteração e baixa de empresa, situação empresarial, além de disponibilizar a emissão de 50 certidões online para empresários do município.