Sedetec e vinculadas disponibilizam serviços e orientações para a população
Na 8ª edição do ‘Sergipe é aqui’, realizada nesta sexta-feira, 28, no município de Itabaianinha, no sul sergipano, a população pôde acompanhar a exposição de projetos dos cursos de Programação e Inteligência Artificial de alunos de escolas públicas, e a apresentação do projeto de Estamparia Digital, produzido no Laboratório de Design Têxtil. Ambas exposições foram promovidas pelo Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).
O SergipeTec expôs três projetos desenvolvidos por alunos dentro do Centro Vocacional Tecnológico (CVT). O primeiro foi o projeto Vizy, um aplicativo destinado a deficientes visuais que podem acessar o Internet Banking e que, recentemente, foi premiado em parceria com o Banese. Já na parte de estamparia digital foram apresentados projetos de robótica para produção de roupa sustentável, por meio do curso de design têxtil, como explica o gestor de projetos sociais do SergipeTec, Vitor Vaz. “Essa roupa sustentável não precisa passar ferro. Além de ter dez possibilidades diferentes de uso, é possível acessar as informações da peça por meio de um QR Code existente nela”, destaca.
Responsável pela criação de um dos projetos levados para exposição, o professor Samuel Santana conta que os alunos desenvolveram uma tecnologia para pessoas que têm o hábito de tomar café. O projeto criou um dispenser de açúcar, que atua com o auxílio do arduino (plataforma para desenvolvimento de projetos eletrônicos) com uso de sensor ultrassônico de proximidade. “No ‘Sergipe é aqui’ temos a possibilidade de fazer com que outros jovens despertem o interesse em desenvolver projetos de tecnologia”, aponta.
Para o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, o ‘Sergipe é aqui’ é uma importante iniciativa que estimula a participação popular e aproxima os serviços públicos das comunidades. “Nesta edição, destacamos projetos de tecnologia e robótica que são importantes ferramentas para uso da população, além de outros serviços e orientações”, pontua.
Outras ações
Neste ‘Sergipe é aqui’, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) disponibilizou 30 análises de solos, realizou verificações de medidores de pressão arterial, com aparelhos digitais e aneroides (com braçadeira) e promoveu medições de espessura, altura, comprimento e largura dos blocos cerâmicos e telhas, prestando informações sobre os requisitos necessários para a fabricação desses produtos com as exigências do Inmetro. A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) também esteve presente, atendendo às demandas dos industriais locais com foco na prospecção de possíveis expansões fabris. Já a Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese) realizou a emissão de 50 certidões on-line para empresas do município, além de prestar informações sobre o andamento de processos.