O superintendente-executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, reuniu-se com o ministro de Minas e Energia para discutir assuntos relacionados ao desenvolvimento da produção nacional de fertilizantes e da indústria química, considerando a necessidade de aumento da produção de gás natural no Brasil
Na quarta-feira, 18, o superintendente-executivo da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Marcelo Menezes, participou de uma reunião com o ministro de Minas e Energia, senador Alexandre Silveira, como integrante da Coalização pela Competitividade do Gás Natural Matéria-prima (CCGNMP). O encontro teve como objetivo discutir o desafio de tornar o país menos dependente de importações de fertilizantes nitrogenados, fosfáticos e produtos químicos.
“Os fertilizantes possuem em seus processos de fabricação o gás natural como insumo essencial para a sua produção e um peso relevante em sua competitividade. O grupo trabalha propostas à sociedade e ao governo, através da elaboração de estudos, ações e políticas públicas para a implantação de uma infraestrutura industrial moderna e eficiente para a indústria”, salientou Marcelo Menezes.
Na reunião no Ministério de Minas e Energia foi feita uma apresentação do setor e entregue nota técnica com um diagnóstico e sugestões de medidas que poderão ser implementadas, dentro dos objetivos do trabalho do grupo, alinhados com estratégias do novo Governo Federal, tendo sido citado o projeto de lei de autoria do deputado Laércio Oliveira, que instituem os programas Profert (PL 3507/21). Na oportunidade, Marcelo Menezes realizou uma apresentação das potencialidades e oportunidades de Sergipe para os setores de petróleo, gás e fertilizantes.
O grupo já esteve com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, no mês de julho passado, para discutir questões referentes à produção de fertilizantes e a competitividade do gás natural.
Grupo técnico
A Coalização pela Competitividade do Gás Natural Matéria-prima (CCGNMP) é um grupo técnico multidisciplinar formado pela Associação Brasileira de Engenharia Industria (Abemi), Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegas), Confederação Nacional do Transporte (CNT), Sindicato Nacional da Indústria de Matérias-Primas para Fertilizantes (Sinprifert) e Sedetec/SE.
Sergipe foi convidado a integrar esse grupo, desde a sua criação, por conta do trabalho que vem empreendendo em favor do desenvolvimento da produção nacional de fertilizantes, tendo participação importante na revisão do Convênio ICMS 100/97 e na elaboração do Plano Nacional de Fertilizantes, ocupando também assento no Conselho Nacional de Fertilizantes. O grupo conta com a liderança da Abemi, através do seu presidente Joaquim Maia, e coordenação de David Roquetti Filho.