Secretário executivo participa de reunião nacional sobre oferta futura de gás natural 

Sempre atuante nas discussões acerca do gás natural no país, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec) esteve presente na quarta-feira, 5, por meio do secretário executivo da pasta, Marcelo Menezes, em mais uma reunião da Coalização pela Competitividade do Gás Natural Matéria-Prima (CCGNMP), juntamente com representantes de diversas entidades nacionais, em Brasília. 

Na pauta do encontro, a apresentação da primeira fase do estudo do Instituto de Energia da PUC-Rio (IEPUC/RJ) com o tema “Oferta atual de gás natural e oferta potencial nos próximos nove anos (2023/2032)”. A reunião foi conduzida pelo secretário executivo do MME, Efrain Pereira da Cruz, com a participação da equipe técnica. Presente também o diretor Geral da ANP, Rodolfo Saboia, a diretoria do IEPUC/RJ e membros da Coalização. 

“Participar da Coalização representa muito para Sergipe, pois mostra o foco de interesse do estado com relação aos temas de gás natural e da indústria de fertilizantes. Estamos mais uma vez presentes em importantes pautas do setor, somando e contribuindo para que o mercado do gás natural esteja cada vez mais competitivo”, pontua o secretário executivo da Sedetec, Marcelo Menezes.

Coalização

A Coalização pela Competitividade do Gás Natural Matéria-Prima (CCGNMP) é um grupo técnico institucional multidisciplinar coordenado pela Associação Brasileira de Engenharia Industrial (Abemi), Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abegas), Confederação Nacional do Transporte (CNT), Organização Nacional das Indústrias de Petróleo (Onip/Firjan), Sedetec/SE e a Transportadora de Gás Brasil Central (TGBC).

Sergipe foi convidado a integrar esse grupo, desde a sua criação, por conta do trabalho que vem empreendendo em favor do desenvolvimento da produção nacional de fertilizantes, tendo participação importante na revisão do Convênio ICMS 100/97 e na elaboração do Plano Nacional de Fertilizantes, ocupando também assento no Conselho Nacional de Fertilizantes. O grupo conta com a liderança da Abemi, através do seu presidente Joaquim Maia.

Última atualização: 7 de julho de 2023 13:27.

Pular para o conteúdo