Sedetec participa de seminário sobre Guias de Transição para o Novo Mercado de Gás, em Brasília/DF

O evento reuniu representantes de todos os elos da cadeia de gás natural para discutir sobre a transição para o Novo Mercado de Gás

Durante esta terça-feira (28), a equipe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) participou do seminário “Transição para o Novo Mercado de Gás – Tema para os Guias de Transição”, promovido pelo Ministério de Minas e Energia (MME). O encontro, que foi realizado presencialmente na sede do MME, em Brasília/DF, tem como objetivo coletar sugestões e subsídios para a elaboração de guias sobre a transição do mercado de gás natural. 

Os guias de transição serão necessários para orientar a atuação dos agentes da indústria de gás natural, durante esse período, oferecendo transparência e coordenação para os atores. A construção do material tem em vista o atendimento ao disposto no artigo 7º da Resolução nº 3/2022, do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), que estabelece diretrizes estratégicas para o desenho do novo mercado de gás natural e a promoção da livre concorrência. 

Durante a abertura do seminário, o ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, agradeceu a presença dos participantes e o esforço de todos os envolvidos para a transformação do setor. “Temos promovido uma grande transformação no Novo Mercado de Gás Natural. Também gostaria de agradecer à Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e a todas as instituições regulatórias necessárias para a reforma do setor de gás. É imprescindível a promoção de discussões que busquem o avanço do mercado de gás natural”, pontuou. 

Vários temas foram debatidos durante as palestras, entre eles: a resolução CNPE nº 3/2022 e a transição para o Novo Mercado de Gás; as experiências na abertura do mercado de gás natural; acesso de terceiros às infraestruturas de escoamento e processamento; e a evolução do sistema de transporte de gás natural.

O superintendente executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, acompanhou presencialmente o evento e deu sua contribuição. “O Seminário teve como objetivo entender o momento atual da abertura do mercado de gás, valorizar os avanços alcançados e projetar os próximos passos para a consolidação do processo de transição para o Novo Mercado de Gás. Sergipe como importante ator desse mercado, precisa estar atento a todos os movimentos de forma a manter sua posição de protagonismo”, disse.

O evento contou com a participação de representantes do segmento de gás natural, que puderam compartilhar suas experiências com a abertura do mercado e discutir sobre o futuro do sistema de transporte. Além disso, os participantes do seminário contribuíram com sugestões para os Guias de Transição, através de formulários online. Todo o seminário foi transmitido pelo youtube e pode ser visualizado no canal do Ministério de Minas e Energia.

Última atualização: 30 de junho de 2022 10:23.

Pular para o conteúdo