Parceria visa levar soluções para empresas de petróleo e gás em Sergipe
Com o objetivo de promover parcerias para desenvolver negócios no setor de petróleo e gás em Sergipe, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) visitou duas importantes estruturas do Grupo Tiradentes que trabalham pesquisas e inovações: o Instituto de Tecnologia e Pesquisa (ITP) e o Tiradentes Innovation Center (TIC). Entre diversas atuações, os espaços destacam projetos voltados para formação, prestação de serviços e soluções energéticas, a exemplo do projeto EmpreEnergy.
O secretário executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, ficou entusiasmado com a estrutura e alinhou com gestores e pesquisadores do ITP e TIC sobre a possibilidade de agendar uma visita de empresários do setor energético ao local, como parte da programação da terceira edição do Sergipe Oil & Gas. O evento tem previsão para ser realizado nos dias 24, 25 e 26 de julho de 2024, no Centro de Convenções.
“O Estado tem todo o interesse em fazer parceria para desenvolver negócios em todas as áreas e, especialmente, no setor de petróleo e gás, onde existe a expectativa de um grande crescimento. O Estado apoiará a terceira edição do Sergipe Oil & Gas, quando teremos inúmeros visitantes que são potenciais demandantes dos serviços oferecidos pelo ITP e TIC. Pretendemos aproveitar a vinda de representantes das empresas da cadeia industrial e fornecedoras de bens e serviços de óleo e gás para programar uma visita à Unit”, destacou Marcelo Menezes.
Tecnologia e desenvolvimento
O ITP possui parcerias com empresas de diversas áreas, como evidenciou o diretor-presidente Paulo do Eirado. “A meta do ITP é buscar uma aproximação maior com o setor produtivo. Atualmente, nós temos 142 patentes registradas, sendo várias na área de energia, biomedicina, saúde, tratamento de efluentes, ambientais, entre outras. Um exemplo é o trabalho que fazemos para a Galp, na área de biocombustíveis, biomassa, gás e petróleo. A missão do ITP é fazer a ponte entre os nichos acadêmico e o empresarial”.
O Tiradentes Innovation Center (TIC) é o centro de inovação do Grupo Tiradentes. Lá é também onde funciona o projeto Google for Education. “Queremos transformar pesquisa e inovação em desenvolvimento social e econômico, em outras palavras, usamos as patentes do ITP para transformar em negócios. Este é um espaço para incubar inovações e pensar o futuro”, ressaltou o presidente do TIC, Domingos Sávio.
Desenvolvido pelo pesquisador do ITP e professor de Engenharia de Processos da Unit, Gustavo Borges, o projeto EmpreEnergy busca soluções para o mercado e oferece prestação de serviços. “Podemos oferecer um serviço customizado para a empresa e temos ainda a incubadora para desenvolvimento de novas tecnologias, com toda a estrutura do ITP e do Tiradentes Innovation Center. A Carmo Energy já está contratando nossos serviços”, contou Gustavo Borges.
Fotos: Alanna Molina