Sergipe debate mercado de gás no Brasil durante evento em Singapura

Secretário Valmor Barbosa apresentou potencialidades de Sergipe durante painel

No quarto e último dia da Gastech 2023, em Singapura, a delegação sergipana apresentou as potencialidades do estado para o setor de gás durante o Seminário “Invest in Brazil – Experience the Brazilian Energy” (em tradução: Invista no Brasil – Experimente a Energia Brasileira). Após a descoberta de expressivas reservas de gás natural em águas ultraprofundas, Sergipe prevê grande oferta de gás a partir de 2028 e, com isso, a atração de indústrias que fazem uso intensivo de gás natural.

Durante o Seminário, Sergipe participou do painel “Crescimento do mercado de gás no Brasil: inovação e parcerias internacionais”, através do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa, que apresentou as potencialidades do estado, a diversidade energética, o cenário e as perspectivas diante das novas reservas de gás e petróleo. 

Além de Sergipe, instituições brasileiras da indústria de petróleo e gás apresentaram as últimas atualizações em projetos de investimento para os próximos anos, melhorias no ambiente regulatório e desafios tecnológicos no Brasil, a exemplo do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Empresa de Pesquisa Energética (EPE), entre outras.

A embaixadora do Brasil em Singapura, Eugenia Barthelmess, abriu o evento e ressaltou a importância da GasTech e do Seminário sobre o Brasil e agradeceu aos representantes de empresas internacionais presentes. 

Sergipe, a nova estrela do gás

Representando o Governo de Sergipe, Valmor Barbosa enfatizou o desenvolvimento do estado no setor energético. “Desde a OTC (Offshore Technology Conference), realizada em maio em Houston (EUA), Sergipe vem se destacando e mostrando as oportunidades no segmento de energia. Este seminário foi um momento importante de debate entre instituições, empresários e players do setor do petróleo e gás”, elencou o secretário da Sedetec.

O painel contou com mediação e contribuições do coordenador de Conteúdo Estratégico de Petróleo, Gás e Naval da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Fernando Montera, e também apresentações do diretor da ANP, Fernando Moura, e do superintendente adjunto de Petróleo e Gás da EPE, Marcelo Alfradique.

Comitiva

Além do secretário Valmor Barbosa, a delegação sergipana conta com a presença do secretário executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, do presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Ronaldo Guimarães, do presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos de Sergipe (Agrese), Hamilton Santana e do presidente da Sergas, José Matos.

Última atualização: 15 de setembro de 2023 12:14.

Pular para o conteúdo