Evento reúne cerca de 350 empresas expositoras estrangeiras e nacionais
O Governo do Estado de Sergipe está marcando presença no Rio Oil & Gas 2022, que teve início na segunda-feira (26), no Boulevard Olímpico do Rio de Janeiro, e se estenderá até a quinta-feira (29). O evento é o maior do setor na América Latina e conta com a participação de mais de 350 empresas expositoras (nacionais e estrangeiras). Representam o Estado, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), José Augusto Carvalho, e o superintendente executivo da pasta, Marcelo Menezes, além dos diretor-presidente da Sergipe Gás S.A. (Sergas), Valmor Barbosa, o assessor da presidência, Maurício Cajazeiras e o assessor jurídico da companhia, Ricardo Nunes.
Um dos principais objetivos da Rio Oil & Gas é a promoção do debate acerca das novas tecnologias e soluções que o setor de Petróleo e Gás deverá percorrer para continuar o desenvolvimento do pré-sal brasileiro nas próximas décadas. Sergipe possui uma das maiores bacias de petróleo e gás em águas ultraprofundas já descobertas, e representa a nova grande fronteira de produção a ser explorada nos próximos anos.
“É muito importante participar de eventos dessa magnitude. O cenário sergipano de Óleo e Gás apresenta um status promissor e poder dialogar com especialistas de outras partes do mundo, contribui para entender os rumos deste setor e os próximos passos que podem ser dados no Estado”, pontua o secretário da Sedetec, José Augusto Carvalho.
Para o superintendente executivo da pasta, Marcelo Menezes, “a participação de Sergipe em encontros como o Rio Oil & Gas contribui para o acompanhamento das tendências do mercado. Podemos discutir com executivos de todo o mundo sobre o cenário de Óleo e Gás, fazer contatos e estar o tempo todo reforçando o papel de Sergipe neste mercado, principalmente nos próximos anos”, salienta.
O evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), conta com a participação de empresas de países como Alemanha, Angola, Argentina, Irã, Itália e Reino Unido e os painéis da exposição discutem temas como Indústria do Futuro, Transição Energética e Transformação Digital, Gás Natural & Energia, Upstream (atividades de produção e exploração de óleo e gás), Midstream e Downstream (aprimoramento, distribuição e comercialização).
“Estamos tratando de assuntos importantes relacionados à disponibilidade de gás natural no Brasil, com representantes dos principais players atuantes no país. Além da disponibilidade de gás natural, foram observadas as soluções tecnológicas mais adequadas possíveis de serem implementadas pela SERGAS para interiorização do gás em Sergipe”, explica o diretor-presidente da Sergás, Valmor Barbosa.
O Rio Oil & Gas conta com cerca de 600 trabalhos técnicos submetidos para concorrer ao Prêmio Plínio Cantanhede, que será entregue ao melhor trabalho apresentado. Os projetos também serão publicados na biblioteca virtual do IBP.
Matéria produzida em 26 de setembro de 2022