Sergipe vai marcar presença em eventos sobre óleo e gás nos Estados Unidos

Governador Fábio Mitidieri e vice Zezinho Sobral ficam até o dia 7 de maio no Norte da América

O governador Fábio Mitidieri, junto com seu vice, Zezinho Sobral, estará presente em agenda internacional nas cidades de Houston e Nova York, nos Estados Unidos da América. O objetivo é fortalecer as parcerias e mostrar que Sergipe é a nova fronteira do gás no Brasil.

Com um potencial de extração de gás diário de 18 milhões de metros cúbicos por dia, número superior ao que o país importa da Bolívia diariamente (cerca de 17 milhões de metros cúbicos), o governador destacou que é importante divulgar o estado internacionalmente. “Sergipe não é uma ilha, temos que abrir para trazer oportunidades e empregos para o nosso povo. É uma complementação de nossa política pública, temos feito esse papel em todo o país, a exemplo do Sergipe Day e da Fiesp. É importantíssima nossa presença lá para mostrar ao mundo quem é Sergipe!”, destacou.

Na América do Norte, a pauta será voltada aos dois grandes eventos do mercado internacional de óleo e gás: o 5º Encontro dos Brasileiros 2023 da FGV Energia e a Offshore Technology Conference (OTC 2023), a maior feira de petróleo e gás do mundo.

Antes de realizar a transferência de cargo para o deputado estadual e presidente da Alese, Jeferson Andrade, em solenidade realizada na manhã deste sábado, 29, no Palácio dos Despachos, Fábio fez questão de lembrar da fala do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates — que destacou que a empresa petrolífera fica no estado e se prepara para o investimento do gás a partir de 2027 —, e destacou a importância dessa viagem para Sergipe.

“Essa confirmação mostra que estamos no caminho certo. Durante o Sergipe Day, o gerente executivo da E&P de terra e águas rasas da Petrobras, Francisco Queiroz, fez questão de mostrar o que é a Petrobras para o estado, o grande potencial que nós temos e a proposta de começar a ser explorado a partir de 2027. [Por lá, ainda] Fizemos questão de mostrar às empresas, que já estão se instalando. Enfim, é importante a declaração de Jean Paul e toda a sua equipe, bem como todas as outras empresas que já estão se instalando aqui, a exemplo da Eneva, Carmo, Termo Energy e a VLI, que estão investindo bilhões de reais e atraindo novos investidores, ou seja, [essa viagem] é uma somatória de benefícios porque essas empresas também estarão lá”, admitiu.

O vice-governador, Zezinho Sobral, também destacou a importância da empresa petrolífera e o objetivo da viagem. “Sergipe está se consolidando como uma estrela no mercado de gás e a expectativa de ampliação das atividades da Petrobras em nosso estado impulsiona esse setor. Nossa missão nessa viagem é apresentar Sergipe ao mundo, ampliar diálogos, trocar informações e trazer mais oportunidades para o nosso povo”, garantiu.

Ele ainda informou que a sua ida tem um motivo estratégico. “Como presidente do Conselho de Desenvolvimento Industrial (CDI), uno esforços ao Governo de Sergipe para viabilizar, cada vez mais, a atração de investimentos e garantir o desenvolvimento econômico, a geração de emprego e dividendos para nosso estado”, finalizou.

Agenda

A primeira agenda da comitiva que embarca neste sábado, 29, será no dia seguinte, com a participação na 5ª edição do Encontro dos Brasileiros da FGV Energia (Centro de Estudos de Energia da Fundação Getúlio Vargas).

O objetivo do evento é aproveitar a realização da OTC 2023, no qual importantes nomes da indústria de petróleo, gás e energia estarão reunidos, para integrar, em um ambiente agradável e descontraído, players, cadeia de fornecedores, entidades governamentais, centros de pesquisa e delegações internacionais trazidas pelos consulados.

O evento por lá está programado para se encerrar no dia 4, quando a comitiva já embarca para Nova York. Por lá participam 16ª edição da Citi ISO Datagro New York Sugar & Ethanol Conference e só retornam a Sergipe para exercício dos seus cargos no dia 8.

Acompanham

Além do governador Fábio e do vice Zezinho Sobral, estarão presentes o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa; o secretário Executivo do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedetec), Marcelo dos Santos Menezes; o secretário de Estado da Comunicação, Cleon Menezes do Nascimento; e o CEO da Sergás, José Matos Lima Filho. O senador por Sergipe Laércio Oliveira também integra a comitiva por Sergipe.
 
Também participarão do grupo a primeira-dama e secretária de Estado da Assistência Social e da Cidadania, Érica Mitidieri; e a secretária-executiva do Gabinete do Governador, Josefa Lívia Santos Silva.

Fotos: Erick O’hara e Arthuru Paganini

Última atualização: 25 de maio de 2023 11:22.

Pular para o conteúdo