Tecnologia social criada em Santa Luzia do Itanhy é premiada nacional e internacionalmente

Projeto foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI)

A empresa Atlas Renewable Energy, parceira do Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), foi premiada pela IJGlobal ESG Social Award e pelo GRI Infra Awards. A empresa utiliza a tecnologia social, ‘Ed-mundo’, reaplicada por jovens de Santa Luzia do Itanhy, em Juazeiro/BA. O IPTI é uma instituição de arte, ciência e tecnologia, sem fins lucrativos, que busca gerar inovações capazes de promover o desenvolvimento humano, apoiado pelo Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).

No IJGlobal ESG Social Award, os prêmios globais vão para as melhores iniciativas de sustentabilidade ambiental, social e de governança corporativa (ESG) para projetos específicos e políticas ambientais e de sustentabilidade gerais. O Ed-mundo ganhou o de melhor projeto social (categoria global). Já o GRI Infra Awards, reconhece empresas que se destacaram no mercado de infraestrutura no Brasil. A Atlas venceu na categoria “Comunidade”.

Projeto

Por meio do projeto Ed-mundo jovens talentos, de 13 a 17 anos, de escolas públicas, são capacitados em programação e empreendedorismo. Este modelo possibilita a reaplicação das tecnologias sociais e uma troca de experiências entre jovens e adolescentes de realidades sociais e econômicas similares. As tecnologias sociais a serem reaplicadas em Juazeiro/BA são o CLOC (Criatividade, Lógica, Oportunidade e Crescimento) e o Oficina de Negócios (ON).

“O estado está muito feliz com o reconhecimento do trabalho realizado por jovens sergipanos. Nossa missão é dar apoio para que essas atividades continuem trazendo resultados positivos para a comunidade de Santa Luzia, para Sergipe e para o Brasil”, destaca o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa.

Com o sucesso do projeto, o IPTI reafirmou a parceria com a Atlas para aplicar o Ed-mundo em Pirapora e Paracatu, ambas em Minas Gerais. O cofundador do IPTI, Saulo Barreto, explica a importância das premiações para o Instituto. “São resultados dos trabalhos que realizamos sendo reconhecidos. Nós acreditamos na transformação da sociedade através da educação, trazendo uma visão empreendedora e oferecendo uma oportunidade de vida. Quem estiver precisando de consultoria para fazer bem feito o S do ESG, pode procurar Santa Luzia do Itanhy que estamos à disposição”, informa.

Última atualização: 7 de novembro de 2023 11:15.

Pular para o conteúdo