Visita técnica a plantas industriais fecha programação do ‘Sergipe Oil & Gas’

A Sedetec acompanhou uma visita técnica a áreas de grandes empresas instaladas em Sergipe

Finalizando a agenda de eventos ligados ao ‘Sergipe Oil & Gas’, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), acompanhou, nesta sexta-feira, 18, uma visita técnica a áreas de grandes empresas instaladas em Sergipe. A visita incluiu ao Hub Sergipe, da Eneva, as obras do gasoduto de interligação, realizado pela Transportadora Associada de Gás (TAG), e a base da Carmo Energy em Sergipe, localizada no município de Carmópolis. A atividade foi viabilizada pelas empresas organizadoras do evento, BrainMarket Inteligência de Mercado e Eolus.

O Hub Sergipe, de Gás Natural, tem como propósito atender toda a região Nordeste e atrair empresas consumidoras intensivas de gás, por meio de um navio ancorado no litoral sergipano que recebe gás natural em forma líquida e o transforma de volta ao estado gasoso. “Essa visita fecha com chave de ouro uma semana que ajudou muito a pensar o óleo e gás aqui em Sergipe”, pontuou o analista de regulação da Eneva, Lucas Netto.

A visita guiada seguiu na área externa, no canteiro de obras do projeto de interligação do Terminal de GNL da Eneva à malha da TAG. “Este projeto é a materialização de um sonho que a gente tem há bastante tempo. Acho que não é só um sonho da TAG, mas acho que da população sergipana”, disse o representante da TAG, Ovídio Quintana. O gasoduto atravessará três municípios sergipanos: Barra dos Coqueiros, Santo Amaro das Brotas e Rosário do Catete, totalizando cerca de 25 km de extensão.

De acordo com o secretário executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, as visitas são uma oportunidade dos participantes do evento conhecerem, de fato, as potencialidades apresentadas pelo estado. “Essa visita vai coroar todo esse trabalho que foi feito ao longo desses dois dias. Muitos dos assuntos foram tratados durante o evento e a visita traz uma visão real daquilo que está acontecendo aqui no estado. O grupo está tendo a oportunidade de vir ver pessoalmente o que dá uma importância maior ainda”, informou.

Polo Carmópolis
Dando continuidade ao roteiro programado, os participantes seguiram para a Carmo Energy, onde conheceram a oficina de bombas, poços e as instalações no entorno da base. O Polo Carmópolis detém o maior campo terrestre do Brasil. Acompanhando a visita à base, o gerente de regulação da empresa, Philipe Passos, destacou a participação da Carmo no evento e a importância da visita guiada. “Esta é a primeira oportunidade que a gente tem de demonstrar na prática aquilo que a gente vem fazendo no desenvolvimento do ativo. É uma oportunidade também do pessoal conhecer as nossas atividades, interagir, conhecer o nosso dia a dia. E espero que seja a primeira oportunidade de muitas”, ressaltou.

O consultor da BrainMarket e realizador do ‘Sergipe Oil & Gas’, Eduardo Aragon, fez uma avaliação final da programação. “Estamos aqui concluindo a última etapa do evento, com uma visita técnica com 18 pessoas, entre instituições e empresários. Com muita satisfação que a gente vê o sucesso do Sergipe Oil & Gas esse ano e, com certeza, vamos ter um evento um pouco mais robusto em 2024”, comemorou.

Desenvolvimento

Última atualização: 23 de agosto de 2023 09:13.

Pular para o conteúdo