II Fórum Sergipano de Hidrogênio é realizado pela Sedetec e SergipeTec em alusão à Semana do Meio Ambiente

Proposta é apresentar para a sociedade as ações realizadas pelo Brasil em relação à integração energética e ao papel do hidrogênio de baixo carbono

Em alusão à Semana do Meio Ambiente, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), através do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), realizou nos dias 5 e 6 de junho o II Fórum Sergipano de Hidrogênio. O objetivo foi apresentar para a sociedade as ações que estão sendo realizadas pelo Brasil em relação à integração energética, o papel do hidrogênio de baixo carbono e os desafios e oportunidades da implantação na cadeia de hidrogênio.

O evento aconteceu de forma online e presencial. Na quarta-feira, 5, Dia do Meio Ambiente, os convidados participaram da mesa redonda sobre ‘Integração Energética’, ‘Desafios e Oportunidades de Implementação na Cadeia de Hidrogênio’ e ‘Linhas de Pesquisas em Hidrogênio de Baixo Carbono desenvolvidas no SergipeTec’. Na terça-feira, 6, um minicurso trouxe como tema as ‘Possibilidades da Técnica de FTIR como ferramenta essencial para o desenvolvimento de pesquisas em Hidrogênio de Baixo Carbono’.

O II Fórum Sergipano de Hidrogênio foi apresentado, ainda, como forma de promover o desenvolvimento energético do estado sem comprometer o meio ambiente, impulsionando a economia local de maneira sustentável. Além disso, apresentou possibilidades de investimento em energia limpa, de conexões para colaborações futuras e de fomento a projetos inovadores. Para o diretor-presidente do SergipeTec, José Augusto de Carvalho, o evento sobre hidrogênio é mais uma ação do Parque Tecnológico junto à Sedetec, que veio agregar à sociedade novas possibilidades sobre a energia limpa. “Precisamos mudar esse cenário com novas pesquisas. A meta é desenvolver mais energia renovável, e o encontro proporcionou uma soma de conhecimentos”, diz.

Fernanda Nayara, pesquisadora do SergipeTec, destaca a importância do Fórum de Hidrogênio no tocante às ações que tem sido tomadas no âmbito da produção de hidrogênio de baixo carbono, não só em Sergipe mas no Brasil inteiro. “Discutimos tecnologias em curso, os gaps nessa área e a importância da aplicação em investimentos de políticas públicas nesse setor. Foi uma oportunidade única para integração da sociedade como um todo, acadêmicos, entusiastas, empresários e pessoas que se interessam por essa chamada integração energética”, ressalta. A mestranda em Engenharia e Ciências Ambientais Adrielle Silva disse ter visto uma possibilidade na busca de novos conhecimentos a partir do evento. “O tema está alinhado à minha pesquisa de mestrado, já que vou trabalhar com hidrogênio de baixo carbono utilizando a biomassa como fonte de produção”, avalia.

Segundo Valmor Barbosa, secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, o II Fórum Sergipano de Hidrogênio visa discutir e mostrar para a sociedade a importância dessa matriz energética de baixo carbono no tocante aos combustíveis fósseis. “Sediando esse importante evento, Sergipe terá a oportunidade de conhecer também as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado. Foi um evento de muita importância, não só para o setor acadêmico, mas para toda a sociedade”, conclui.

Última atualização: 12 de junho de 2024 13:53.