Sedetec apresenta setor energético e produtivo de Sergipe a gestores da Receita Federal

Encontro teve o propósito de discutir avanços no comércio exterior, incluindo a implantação da primeira inspetoria do estado

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) apresentou nesta quinta-feira, 5, uma contextualização do setor energético e produtivo no estado para gestores da Receita Federal (RF). A explanação foi conduzida pelo secretário da pasta, Valmor Barbosa, na sede da RF em Aracaju. A ação dá continuidade ao diálogo junto à repartição federal, com o propósito de expor as potencialidades sergipanas e alinhar ainda mais a estrutura do Estado aos organismos de controle.

O encontro foi marcado pela presença de representantes regionais da RF, que expuseram propostas em torno da implantação de uma divisão voltada ao comércio exterior. “Será uma inspetoria, a primeira do estado nesse segmento. É um setor que se vincula diretamente ao trabalho desempenhado pela Sedetec no que diz respeito às movimentações estaduais de exportação e importação”, descreveu o delegado adjunto da Receita em Sergipe, André Ricardo Santana Passos.

“A abertura da unidade contou com o embasamento da Sedetec, com informações presentes na apresentação que o secretário nos trouxe hoje”, completou o auditor fiscal Gustavo Muniz.

O secretário Valmor Barbosa frisou a relação entre o Governo de Sergipe e a Receita Federal em prol da esfera produtiva no estado. “Temos conversado constantemente com a Receita para pensar alternativas, com o intuito de que o empresário possa contar com um suporte logístico. A Receita vem trazendo sua expertise para que possamos fortalecer espaços como o porto e o aeroporto, qualificar nosso comércio exterior e trazer investimentos para o estado. É um trabalho conjunto voltado ao desenvolvimento econômico de Sergipe”, ressaltou.

Participaram da reunião o superintendente regional da 5° Região Fiscal da Receita Federal, Francisco Lessa; o chefe da Divisão Aduaneira da 5° Região Fiscal, Luciano Maciel; a delegada da Alfândega em Salvador, Sandra Magnavita; o Delegado da Receita Federal em Sergipe, Edson Fiel; e chefes da delegacia da RF em Aracaju.

Contexto

A relação entre a Sedetec e a Receita Federal vem se estreitando nos últimos meses com discussões sobre o fortalecimento do segmento industrial e do comércio exterior em Sergipe. Entre as pautas que o órgão vem acompanhando está a articulação para a criação de um recinto alfandegado no Aeroporto de Aracaju.

A Receita Federal e a Sedetec também vêm discutindo a operação de contêineres no estado via Declaração de Trânsito Aduaneiro (DTA) no Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB). A recriação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Sergipe é outro tópico que faz parte das discussões, cuja continuidade tem o intuito de viabilizar a atração de investimentos e oportunidades.

Última atualização: 13 de setembro de 2024 09:07.