Evento discutiu desafios no ambiente de trabalho e a importância da luta contínua pela igualdade salarial e de oportunidades
Destacando a importância da construção de uma sociedade mais justa e igualitária para as mulheres, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) promoveu, nesta sexta-feira, 7, uma palestra especial em alusão ao Dia Internacional da Mulher. O evento, que abordou o tema ‘Equidade de Gênero e seus Reflexos no Cotidiano’, teve como objetivo promover a reflexão sobre as desigualdades ainda presentes no ambiente de trabalho e na vida cotidiana.
A convite da Sedetec, a palestra foi conduzida pela diretora de Articulação e Participação Social da Secretaria Especial de Políticas para Mulheres (SPM), Edlaine Sena. O evento teve como público-alvo as servidoras e servidores da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac), da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec) e da própria Sedetec.
A diretora da SPM afirmou que o mês de março é um período de luta. “É fundamental aproveitarmos esse mês para reforçar a necessidade de ações concretas que garantam a participação e permanência das mulheres nos espaços de trabalho, especialmente em cargos de liderança. Hoje, discutimos os reflexos da equidade de gênero no nosso cotidiano, em especial nos ambientes de trabalho. Ampliar esse debate é essencial, não apenas em março, pois realizamos ações ao longo de todo o ano, mas reforçá-las neste mês é ainda mais importante”, disse Edlaine.
A assessora jurídica da Sedetec, Vaneska Teixeira, assistiu à palestra e destacou os avanços na equidade de gênero conquistados ao longo dos anos. “Vivemos em um momento de grandes melhorias para todas as mulheres, mas a luta é constante no dia a dia, especialmente em vários ambientes de trabalho. Como foi bem destacado na palestra, questões como a equidade, a igualdade salarial e a diferença entre homens e mulheres que exercem o mesmo cargo ainda persistem. De fato, isso ainda acontece, mas felizmente existem momentos como esse, que servem como alerta e descoberta, para que possamos, cada vez mais, buscar nossos direitos”, pontuou.
O gestor da Sedetec, Valmor Barbosa, ressaltou a importância de discutir a equidade de gênero e suas implicações no cotidiano, especialmente nos ambientes de trabalho. “Convidamos a SPM para conduzir esse momento por entender que o debate deve ser constante. É um momento direcionado não só às mulheres, mas também aos homens, para que todos sejam envolvidos na missão de construir relações mais saudáveis e equilibradas”, reforçou.





