Governo de Sergipe e Petrobras debatem infraestrutura e operações portuárias do estado

Reunião visa ampliação estratégica do TMIB para projetos da Estatal

Nesta quinta-feira, 18, gestores da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) receberam representantes da Petrobras. O encontro teve como objetivo discutir a capacidade estrutural e operações da estatal no Terminal Marítimo Inácio Barbosa (TMIB). 

Em nome da companhia, estiveram presentes na reunião o gerente de Infraestrutura e Plano Diretor, Renan Maziero; o gerente-geral de Gestão de Ativos de Descomissionamento, Harlen Dantas; o gerente de Logística e Operações Remotas, Fabiano Prata; e o gerente executivo da Logística de E&P, Vaney Nascimento.

Na ocasião, o Governo de Sergipe manifestou interesse em concentrar no estado a maior parte das atividades de comissionamento associadas à chegada do projeto Sergipe Águas Profundas (Seap). Além disso, o Estado também expressou a intenção de apoiar ações de descomissionamento de plataformas, com investimentos na estrutura do Terminal Marítimo, a fim de viabilizar essas demandas e outras operações voltadas ao desenvolvimento de Sergipe e região.

O secretário-executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, apresentou outras alternativas para que essas atividades sejam realizadas em Sergipe. “Estamos trabalhando na retomada do estaleiro localizado no município de Santo Amaro das Brotas. A empresa SG Indústria e Comércio Naval vem conduzindo a reativação da estrutura, agora denominada Estaleiro Sergipe, com o apoio do Estado. Essa revitalização permitirá a produção de embarcações, peças e a realização de reparos, além de apresentar potencial para atender às demandas de descomissionamento de plataformas e do projeto Seap”, afirmou.

Renan Maziero destacou a ação da gestão estadual. “É uma iniciativa extremamente importante porque fortalece toda a cadeia de fornecedores da qual a Petrobras também depende. Quando trazemos um projeto, há fornecedores de embarcações e da própria plataforma que necessitam de base de apoio e de equipes de manutenção. Dessa forma, essa articulação e essa busca, em conjunto com a Petrobras, contribuem para o fortalecimento do nosso negócio e também para o desenvolvimento do TMIB, que, hoje, junto à operadora VLI, pode prospectar novos negócios, tornando-os mais atrativos e ampliando o retorno para a Petrobras em seus projetos”, avaliou. 

O gerente de Dimensionamento e Plano Diretor de Infraestrutura Logística e E&P também mencionou as ações de desmantelamento de plataformas localizadas na costa, já em curso. “A existência de uma base de apoio para fornecedores de embarcações e de produtos necessários às plataformas pode contribuir para o fortalecimento do nosso negócio, ao viabilizar serviços mais competitivos para a empresa e mais rentáveis no longo prazo”,  explicou.

Última atualização: 19 de dezembro de 2025 08:57.