Atendendo às solicitações dos empresários sergipanos, que esperam obter uma tarifa média do gás canalizado compatível com a realidade do mercado, foi realizada nesta quinta-feira, 31, no auditório da Codise, a primeira audiência pública para a discussão do preço desse insumo, tão necessário para os setores industrial e comercial em todo o país. Realizada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), por solicitação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), a audiência reuniu empresários, estudantes e sociedade em geral com o objetivo de receber e discutir as contribuições sobre os procedimentos utilizados no cálculo da tarifa média dos serviços de distribuição de gás canalizado em Sergipe.
Para o secretário José Augusto Carvalho (Sedetec) foi um momento importante para o Estado. “A principal queixa dos empresários sergipanos que atuam na indústria tem sido com relação à tarifa do gás em Sergipe, por apresentar um valor bem acima do praticado em outros estados do país e esperamos sair daqui com uma solução para esse impasse, que tem sido muito ruim para o empresariado local e inclusive está inviabilizando a chegada de novos empreendimentos para Sergipe”, ressaltou.
De acordo com o presidente da Agrese, Luis Hamilton Santana foi com esse intuito que a agência convidou para a audiência todos os segmentos do Estado envolvidos com a questão do gás canalizado. “Queremos proporcionar conhecimento aos participantes do evento, uma vez que o serviço de distribuição de gás canalizado tem uma crescente importância no cenário nacional. Esse conhecimento será disseminado por meio da palestra e das experiências do doutor Zevi Kann”, disse ao apresentar o sócio-diretor da Zenergas Consultoria em Energia e Regulação, como convidado do evento.
Engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da USP, Zevi Kann atua nas áreas de Energia, Planejamento, Engenharia e Usinas Termoelétricas, na CESP e foi responsável pela elaboração e implantação do marco regulatório da distribuição de gás canalizado no Estado de São Paulo. “Aqui vamos debater sobre o tema, trazendo as visões dos serviços de distribuição de gás canalizado e as perspectivas em todo o país”, disse o palestrante que também já foi presidente da ABAR (Associação Brasileira de Agências de Regulação), entidade que congrega as agências de regulação brasileiras no âmbito federal, estadual e municipal e à qual a Agrese é filiada.