Sergipe participa do X Seminário de Matriz e Segurança Energética, da FGV

Secretário e superintendente executivo da Sedetec, além do senador eleito, Láercio Oliveira, acompanharam o evento

Representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec), participaram nesta quarta-feira (30), no Rio de Janeiro, do X Seminário de Matriz e Segurança Energética, evento promovido pela Fundação Getúlio Vargas ( FGV Energia). O deputado federal e senador eleito por Sergipe, Láercio Oliveira, também participou do Seminário, sendo um dos painelistas da manhã. 

Entre os temas que abordados pela FGV energia no evento destacam-se: Petróleo e Gás – Transição Energética; Cenário Dowstream; Abertura do Mercado de Energia Elétrica; Integração Gás e Energia e Cenário Eólica Offsh. Para o secretário José Augusto Carvalho, a participação de Sergipe é fundamental em eventos deste porte. “Estamos inseridos como um dos estados que mais podem contribuir quando o assunto é petróleo, gás e energia. Por isso fizemos questão de estar presentes”, destaca.

Sergipe em destaque

O senador eleito por Sergipe, Laércio Oliveira, também participou do evento e foi um dos painelistas da manhã. No painel sobre Petróleo, Gás e Transição Energética, o sergipano falou sobre como o mundo vem trabalhando no propósito de alcançar as metas de redução de emissão de gases de efeito estufa, em conformidade com o Acordo de Paris, buscando diminuir a variação de temperatura do planeta nos próximos anos. 

“O Brasil, como todos sabem, possui uma das matrizes energéticas mais limpas do mundo, por conta da enorme produção de energia hidroelétrica e da crescente participação das energias solar e eólica. O mundo estava focado primordialmente na questão da transição energética, com o estímulo à produção de energias renováveis, especialmente a solar e a eólica, porém, na retomada da economia após a pandemia e, principalmente, a partir do início da guerra da Rússia com a Ucrânia, a questão da segurança energética passou a ter tratamento prioritário”, frisou. 

O superintendente executivo da Sedetec, Marcelo Menezes, também comentou da importância do Seminário, e do tema da transição energética e da necessidade de assegurar a segurança energética, situação que ganhou maior relevância com a guerra da Rússia com a Ucrânia. “Todo esse contexto reforça o papel de destaque de Sergipe como produtor de gás natural capaz de suprir demandas de toda a região Nordeste”, lembra.

Última atualização: 1 de dezembro de 2022 12:27.

Pular para o conteúdo