Encontro teve como objetivo a capacitação de operadores para o mercado de petróleo e gás

O mercado energético em Sergipe está vivendo um cenário de pleno desenvolvimento e para a manutenção desta realidade diversas instituições precisam atuar direta e indiretamente para que a cadeia sergipana de energia funcione integralmente, desde a formação de recursos humanos qualificados, até o fomento da atração de indústrias. Por isso, na segunda-feira, 24, representantes de diversas instituições estiveram presentes no workshop ‘Diálogos de Energia’, realizado no Hotel Sesc Atalaia, para discutirem o mercado de petróleo e gás. O evento foi realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec) e do Instituto Brasileiro de Petróleo e Gás (IBP), com apoio da Federação de Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Sergipe (Fecomércio) e Sergipe Gás (Sergas).
De acordo com o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, o evento foi uma oportunidade de reunir diversos agentes para se aprofundar sobre os temas referentes ao petróleo e gás. “Tivemos a contribuição muito valiosa do IBP e da Universidade do IBP, instituições de alto renome nacional na área, que puderam trazer dados muito relevantes para os colegas do governo que, em algum momento, estarão envolvidos com essa temática”, explicou.
A secretária do Meio Ambiente, Deborah Dias, acompanhou o evento e descreveu como positiva a iniciativa da sua realização. “É importante que nós, enquanto Governo, estejamos alinhados às tratativas que vêm sendo tomadas nesta área energética. E nós, do Meio Ambiente, somos parte importante neste processo”, pontuou.
A distribuidora de Gás de Sergipe, Sergas, esteve no evento por meio de gestores e técnicos. “Estamos vivendo um momento ímpar para o estado de Sergipe e esse workshop é exatamente para poder preparar o Estado, por intermédio de suas entidades de formação de mão de obra, ou seja, uma parceria com o IBP com foco na preparação do sergipano”, afirmou o presidente da Companhia, José Matos. O presidente do Banco do Estado de Sergipe (Banese), Marco Antônio Queiroz, também esteve presente no encontro e destacou que o Banese, como grande fomentador genuinamente sergipano, apoia a iniciativa.
Demais instituições
Além de membros do governo, o evento contou com a participação de instituições de ensino e representantes do comércio e da indústria em Sergipe, além de empresas do setor de petróleo e gás. O presidente da Fecomércio, Marcos Andrade, por exemplo, enfatizou a importância da atração de empresas do ramo industrial para o estado de Sergipe. “O petróleo, gás e energias renováveis são fontes de emprego e renda. Estaremos nessa busca incessante pela melhoria de toda a cadeia produtiva”, pontuou.
Já a coordenadora do Núcleo de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lília Barreto, destacou a contribuição da UFS na formação de recursos humanos qualificados para a cadeia energética em Sergipe. “A UFS conta hoje com um núcleo dedicado ao petróleo, gás e biocombustíveis, com diversos laboratórios. Então nos fazemos presentes nesse movimento, realizado pelo Governo do Estado, para construir oportunidades para que nossos egressos sejam aproveitados por esses atores da cadeia do petróleo e gás”, lembrou.
Presenças
Participaram ainda do encontro gestores da Secretaria de Estado da Fazenda, do Trabalho, da Assistência Social, Meio Ambiente, Turismo, Procuradoria Geral do Estado, além de órgãos da administração indireta, da esfera federal, e empresas, como Carmo Energy, Transportadora Associada de Gás (TAG), Universidade Tiradentes, entre outros.
As apresentações realizadas no evento estão disponíveis aqui.
Foto: Arthuro Paganini/Secom