Contemplados no XI Prêmio João Ribeiro falam da alegria pelo reconhecimento

Ao todo, 18 pesquisadores foram premiados com a honraria

Como forma de reconhecimento pelo trabalho executado por pesquisadores no desenvolvimento da ciência em Sergipe, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (Sedetec), reuniu na sexta-feira, 4, acadêmicos, professores, comunicadores e autoridades para a realização do XI Prêmio João Ribeiro. Na solenidade, 18 profissionais receberam a honraria pelas suas contribuições no âmbito da inovação sergipana. A premiação aconteceu no auditório do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Ao receber o prêmio na modalidade “Iniciação Científica e Tecnológica”, a pesquisadora Gisele Mendes Batista falou sobre a relevância do seu projeto na promoção da acessibilidade da linguagem jurídica. “A minha pesquisa fala sobre como a linguagem jurídica pode acabar se colocando como um fenômeno de poder. Uma linguagem simples é sinônimo de democratização do acesso à justiça, do acesso ao judiciário, e para mim, ser reconhecida com esse projeto é, de fato, um presente. Eu me sinto muito feliz de ser contemplada”, salientou. 

Já a estudante Anne Gabriela de Freitas Almeida, de Canindé do São Francisco, foi contemplada com o projeto Lactaneja, na categoria Cientista Júnior. Para ela ganhar o Prêmio João Ribeiro foi incrível. “Me encontrei na pesquisa através desse projeto. Ganhar um prêmio tão importante de divulgação da ciência do estado na minha primeira experiência e ser reconhecida como cientista júnior é um grande prazer”, declarou. 

O governador do Estado de Sergipe, Fábio Mitidieri, destacou a relevância do evento e a importância de referenciar os atuantes do setor da inovação e pesquisa no estado. “O prêmio João Ribeiro vem para homenagear e prestigiar essas pessoas que tanto fizeram para a nossa ciência, tecnologia e para o nosso desenvolvimento”, completou. “A promoção de editais em todos os segmentos é fundamental para que no futuro tenhamos resultados profícuos na área científica em Sergipe”, completou, o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa.

Prêmio

Desde o ano de 2009 a Fapitec Sergipe, promove a premiação dedicada a pesquisadores e a jornalistas por suas contribuições no âmbito da pesquisa científica, e, como homenagem, a instituição batizou a honraria com o nome do sergipano João Ribeiro. De lá para cá, cerca de 140 pesquisadores já foram contemplados e mais de 336 mil reais foram investidos na premiação. “É muito gratificante para a Fundação receber parte do corpo acadêmico e profissional que protagoniza a produção científica em nosso estado e a realização deste evento é uma ótima oportunidade de homenageá-los”, pontuou o presidente da Fapitec Sergipe, Alex Garcez.

Última atualização: 16 de agosto de 2023 11:19.

Pular para o conteúdo