Delegação de Moçambique conhece potencialidades econômicas de Sergipe

O secretário José Augusto Carvalho, do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) participou de uma reunião na última terça-feira, dia 01 de agosto, no Palácio dos Despachos, com o vice-governador e secretário de estado da Casa Civil, Belivaldo Chagas, quando recepcionaram o embaixador de Moçambique, Manoel Tomás Lubisse. A comitiva moçambicana veio a Sergipe, a convite do Governo do Estado, para conhecer as potencialidades econômicas e discutir um possível intercâmbio comercial entre empresários sergipanos e o país africano.

De acordo com Belivaldo, esse intercâmbio é importante, visto que Moçambique é um país que está precisando de apoio e abrindo as portas para Sergipe. “No final do mês, um grupo de empresários deverá ser formado para participar de uma Feira Internacional em Moçambique. São oportunidades de negócios que serão mostradas não só para o Brasil, mas para todos os países que participarão desse importante evento”, relatou o vice-governador ao destacar que Sergipe está entrando em uma nova era, com a instalação da termoelétrica. “Moçambique está prestes a aplicar US$ 90 bilhões só na área de petróleo e gás e se unirmos forças, teremos grandes oportunidades de desenvolvimento mútuo entre os países”, enfatizou.

Para o embaixador de Moçambique, Manoel Tomás Lubisse, a visita significa uma oportunidade de crescimento. “Esta visita tem dois objetivos fundamentais: o primeiro de conhecer Sergipe e que o estado tem a oferecer. E o segundo é apresentarmos aquilo que nós somos. Sendo assim, a partir dessa identificação das potencialidades das duas localidades, vamos estudar um caminho que possamos trabalhar juntos”, declarou.

Ao longo da reunião, o conselheiro Econômico para o Comércio da Embaixada de Moçambique, Jaime Nicolas, e o conselheiro Econômico para o Turismo, Romualdo Johnam, explanaram sobre o potencial, características físicas e econômicas do país africano. A visita a Sergipe decorreu de um convite formulado pelo Governo do Estado, tendo em vista o interesse demonstrado por grupos empresariais sergipanos de investir no País e, em especial, de se enviar uma missão à Feira Internacional de Moçambique (FACIM), que será realizada entre os dias 29 de agosto a 03 de setembro de 2017.

Também participaram da reunião os secretários de Estado, Fábio Henrique, de Turismo e Esmeraldo Leal, da Agricultura; a superintendente da Casa Civil, Conceição Vieira; o presidente da Companhia de Desenvolvimento Industrial de Sergipe (Codise), Eugênio Dezen, além de  representantes da Federação das Indústrias (FIES),  Federação do Comércio, Federação da Agricultura e Pecuária, do Sebrae e empresários.

 

 

 

 

 

Com informações da Agência Sergipe de Notícias

Última atualização: 13 de setembro de 2017 10:48.

Pular para o conteúdo