6 de agosto de 2021, 10:38

Em entrevista, Symone Araújo, da ANP, cita pioneirismo regulatório de Sergipe na área do Gás


A diretora da Agência Nacional de Petróleo (ANP), Symone Araújo, participou de um bate papo na última quinta-feira (05), com a Agência EpBr, especializada na área de Petróleo, Gás Natural e Energia, e falou sobre a regulamentação da Lei do Gás e seus efeitos, citando também o Estado de Sergipe. Destacando o momento de grande relevância para o mercado de gás no Brasil, a diretora reforçou a importância da velocidade em que as coisas acontecem, o que contribui para o avanço da transformação dessa área. 

De acordo com Symone, Sergipe destaca-se porque foi o primeiro a modelar sua regulação no pós-decreto e  regulamentação da nova Lei do Gás, e tem trabalhado na busca de abertura do mercado de gás local. Ela ainda salientou que esse mercado é bastante promissor.

“O mercado vive de sinais, e o principal sinal que o regulador gostaria de dar hoje é que há sim um ambiente propício ao investimento. Façam negócios no mercado de gás natural, acreditem na construção desse novo momento e contem com a ANP para isso, estamos comprometidos com a abertura do mercado de gás no Brasil”, enfatizou.

Ela ressaltou ainda que o número de agentes para comercializar gás cresceu consideravelmente no último ano. Nesse sentido, a ANP está trabalhando junto aos Estados buscando promover a harmonização da legislação dos estados com a legislação federal, pois os estados têm um papel fundamental para o sucesso do novo mercado de gás natural.