Governo de Sergipe dialoga com diretoria da fábrica West Coast

Levantamento de informações e estratégias pautou encontro com direção da indústria do ramo calçadista

Seguindo determinação do governador Belivaldo Chagas, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) recebeu a direção da calçadista West Coast para uma reunião nesta terça-feira (1º). O encontro teve como principal objetivo estreitar o diálogo e discutir ações para a manutenção dos empregos gerados pela fábrica, com filiais localizadas em Salgado e Nossa Senhora Aparecida.

A equipe do Governo de Sergipe reafirmou o compromisso de continuar oferecendo suporte à fábrica, como vem sendo feito desde sua instalação, em 2006. A West Coast conta com incentivos do Governo por meio do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), através da resolução 199/06 de 14 de dezembro de 2006, pelo período de 25 anos, a findarem em 14 de dezembro de 2031. Por meio da Codise, o Governo também apoiou a reestruturação da empresa, investindo R$ 1,1 milhão na ampliação da planta de Aparecida em 1° de outubro de 2019.

O diretor da West Coast, Rafael Schefer, apresentou as ações que vem sendo articuladas para o novo momento. “Estamos alinhando as rescisões, com o intuito de cumprir com todas as nossas obrigações junto aos trabalhadores e ao Governo. Temos a expectativa de retorno das atividades. Se neste período houver a possibilidade de incorporação por outras empresas, e isso for interessante para nossos funcionários, vamos considerar a alternativa. Estamos aguardando por um momento de reorganização de nosso caixa e do ambiente global de negócios”, informou.

“Estamos empenhando todos os esforços visando a manutenção das atividades da West Coast. Nossa meta é de que esse diálogo possa assegurar o direcionamento dos postos de trabalho e das operações na fábrica”, afirmou o secretário da Sedetec, José Augusto Carvalho. O diretor-presidente da Codise, José Matos, e o assessor jurídico da Sedetec, Daniel Fabrício Araújo, também participaram da reunião.

“O Governo, a Sedetec e a Codise, desde o primeiro momento, buscaram informações para que toda a comunicação com a West Coast fosse feita da forma mais direta e célere possível. Nosso interesse é manter o ciclo de geração de emprego e renda em Salgado, Aparecida e em todo o Estado”, salientou José Matos.

Histórico

A West Coast anunciou a interrupção de suas operações em Sergipe no dia 13 de janeiro. Juntas, as duas unidades sergipanas mantinham 450 funcionários. Segundo a direção da companhia, a suspensão das atividades foi motivada pelo impacto financeiro causado pela pandemia de Covid-19 ao caixa da empresa.

Em reunião com representantes do Governo de Sergipe realizada em abril de 2021, a empresa anunciou queda na produção, reduzindo o fluxo de 6 mil para 1,5 mil pares por dia. Na oportunidade, a administração estadual se colocou à disposição da companhia e de seus colaboradores. Desde 2019, a West Coast vem em processo de recuperação judicial, que tramita no Juízo da Vara Regional Empresarial da Comarca de Novo Hamburgo (RS), onde está situada sua sede.

Última atualização: 1 de fevereiro de 2022 18:50.

Pular para o conteúdo