Governo de Sergipe participa do IV Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania

O evento debate boas práticas e modelos inovadores de promoção do empreendedorismo, e reune especialistas, docentes, estudantes, empreendedores e decisores políticos

Participando como correalizadora, a Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) está presente no IV Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania (CIEECi) 2025, realizado na capital sergipana desta quinta-feira, 16 a sábado, 18, em um hotel localizado na Orla da Atalaia. O evento debate boas práticas e modelos inovadores de promoção do empreendedorismo, e reune especialistas, docentes, estudantes, empreendedores e decisores políticos.

Na abertura do evento, o diretor-presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez, destacou a importância da fundação estar no congresso. “Ter pela primeira vez o CIEECi em Aracaju e ter ainda a Fapitec como correalizadora, é uma grande satisfação. A fundação, através dos seus programas e projetos, está mostrando a ciência, pesquisa e empreendedorismo inovador de Sergipe para o mundo. Serão três dias imersos em conhecimento e trocas de experiências”, afirma. 

Já o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, ressalta que o IV Congresso Internacional de Educação Empreendedora e Cidadania dialoga com as ações do Governo do Estado. “A Sedetec, Fapitec e demais vinculadas tem esse papel de empreender com responsabilidade, segurança jurídica  e olhar social, dialogando com o objetivo do congresso. Quando fazemos isso, quem ganha é a sociedade, onde as pessoas começam a empreender desde cedo. E a Fapitec tem dado todo o apoio ao empreendedorismo, com seu portifólio de pesquisa e aprimoramento”, declara.

Organizado pela Universidade Aberta (UAb), de Portugal, Lisboa, e também instituições locais e internacionais, a programação do evento conta com paineis de discussão, apresentações de projetos de empreendedorismo e mostras de cases de sucesso, e palestras. 

Para o senador Laércio Oliveira, que também esteve na abertura do congresso, a Fapite/SE tem uma grande sintonia com o evento. “Entender, agir e transformar, são linhas que permeiam a educação empreendedora e que transformam a vida das pessoas. E é justamente isso que a Fapitec faz: ela muda a vida das pessoas. Por isso, ela está nesse grande evento como correalizadora e para emprestar a sua experiência e ajudar a melhorar o estado e a vida da sociedade”, disse. 

Carta de intenções

No primeiro dia do evento, foi assinada a carta de intenções da Fapitec/SE com a Universidade Aberta (UAb) com o intuito de haver futuramente, intercâmbios e colaboração internacional entre as instituições, como explica a reitora da Uab, Carla Pedral. 

“A assinatura é importante para as duas instituições poderem fazer a troca de professores, onde docentes de Portugal poderão no futuro vir para o Brasil e os daqui para lá e fazerem instância, incluindo também estudantes e colaboradores que trabalham na área das pesquisas científicas. Hoje, vivemos em um mundo cada vez mais global e não estamos isolados. Temos que aprender uns com os outros e a assinatura foi o primeiro passo para concretizar um conjunto de iniciativa que permita a colaboração internacional entre as instituições”, conta.

Painel da Fapitec

Na sexta-feira, 17, às 16h, o diretor-presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez, terá um painel no evento e participarão também três cases de sucesso que fazem parte dos programas apoiados pela fundação: Livaria IAM, Cultivese e Projeto Ecotech.

Última atualização: 17 de outubro de 2025 08:12.