Iniciativa da Sedetec, Trilha de Formação de Petróleo e Gás tem parceria da Sead, por meio da Escola de Governo
O Governo de Sergipe está investindo na formação de seus servidores para enfrentar os desafios do setor de petróleo e gás. Por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), em parceria com a Secretaria de Estado da Administração (Sead) e a Escola de Governo, foi lançada a Trilha de Formação de Petróleo e Gás, um seminário inovador que busca capacitar os funcionários públicos e também preparar Sergipe para um futuro promissor no segmento. A aula inaugural acontece nesta quarta-feira, 6.
A iniciativa surgiu a partir de um estudo de demanda realizado pela Sedetec, integrado ao planejamento estratégico da pasta. A análise destacou a necessidade de capacitar servidores de órgãos estratégicos do Governo do Estado, com o objetivo de fornecer suporte nas decisões e assegurar oportunidades para o novo cenário, do ponto de vista legal, tributário, técnico, alfandegário, ambiental e administrativo com foco no ramo de petróleo e gás. A partir de então, as discussões em torno da realização da capacitação se iniciaram, em um processo em debate desde o início de 2024.
Serão ofertadas 50 vagas destinadas a 17 órgãos da administração estadual que possuem relação com a temática. Entre eles, Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema); Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese); Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise); Agência Sergipe de Desenvolvimento (Desenvolve-SE); Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec-SE); Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS); Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese); Procuradoria Geral do Estado de Sergipe (PGE-SE); Sergipe Gás (Sergas); e Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec). Entre as secretarias, estarão envolvidas, além da Sedetec, a de Gestão das Contratações, Licitações e Logística (Seclog); da Fazenda (Sefaz); do Governo (Segov); da Casa Civil (SECC); do Meio Ambiente, Sustentabilidade e Ações Climáticas (Semac); e do Planejamento, Orçamento e Inovação (Seplan).
A organização do evento explica que a diversidade de perfis dos órgãos que participarão da capacitação faz parte da estratégia da Sedetec. “Entendemos que este é um momento extremamente importante para o Estado, e precisamos aproveitar as oportunidades, o que só é possível com pessoas capacitadas e treinadas. Essa capacitação ocorre na esfera pública, mas certamente terá um impacto também no setor privado e em todos os níveis da sociedade”, declarou o assessor de planejamento da Sedetec, Maurício Nascimento.
A programação considera as novas descobertas de reservas offshore e a continuidade da exploração de petróleo e gás natural nos campos terrestres, um vetor de desenvolvimento com potencial estruturador da economia sergipana para as próximas décadas. As reservas também são um importante fator de atração para empreendimentos com consumo intensivo de gás, levando à necessidade de preparação estrutural e humana.
Sobre a capacitação
O primeiro módulo do curso ocorrerá nos dias 6, 7, 8, 13 e 14 de novembro, com uma carga horária de 40 horas. O tema abordado será ‘Introdução aos processos e tecnologias na cadeia de petróleo e gás’, e as aulas acontecerão na Universidade Tiradentes (Unit). Os módulos seguintes terão continuidade a partir de 2025, com os temas ‘Gás natural: dos fundamentos à prática’; ‘Riscos e segurança nas atividades de petróleo e gás’; ‘Mercado do gás natural’; ‘Tributação nos negócios do setor de gás natural; e por fim, ‘English For Oil & Gas’.
“Esse projeto é resultado de um estudo de demanda cuidadoso, que não apenas visa fortalecer as habilidades dos funcionários públicos, mas também garantir que Sergipe se posicione estrategicamente no novo cenário econômico. Estamos confiantes de que, ao investir na formação e no desenvolvimento profissional, estaremos criando as bases para um futuro sustentável e próspero”, destacou o titular da Sedetec, Valmor Barbosa.

