Governo realiza visita técnica em galpão industrial durante o ‘Sergipe é aqui’ em Carira

Espaço poderá abrigar uma empresa do ramo calçadista

O agreste sergipano recebeu nesta sexta-feira, 19, as ações da caravana itinerante do Governo de Sergipe durante a realização da 26ª edição do ‘Sergipe é aqui’. Desta vez em Carira, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e suas vinculadas levaram serviços e orientações à população, além de realizar uma visita técnica em um galpão industrial que está sendo reformado pelo Estado, por intermediação da Sedetec e da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise). O investimento na obra foi de R$1.090.000, recursos oriundos do tesouro.

O imóvel reformado poderá abrigar uma indústria do ramo calçadista, gerando cerca de 500 empregos diretos, uma vez que o município possui vocação e mão de obra capacitada no setor de calçados. O galpão mede em torno de 2.100 metros quadrados e entre os serviços executados pela empresa Sollo Empreendimentos, responsável pela obra, está a reforma do pavilhão industrial, recepção, guaritas, sanitários, cozinha, setor médico, estacionamento, além da reforma de esquadrias e estruturas metálicas, pintura, entre outros.

O governador Fábio Mitidieri esteve presente na ocasião e ressaltou a importância da obra para o município. “Ano passado viemos olhar esse galpão que estava abandonado e hoje viemos vistoriar a situação da obra. Já temos contato com indústrias que querem vir para cá, já visitaram o espaço também e, logo logo, o imóvel será entregue ao município”, informou. 

“A reforma do galpão impulsiona a criação de empregos na cidade. Com a conclusão da obra, a expectativa é de que uma unidade fabril seja instalada, o que promete gerar ainda mais oportunidades de trabalho para os habitantes da região”, declarou o presidente da Codise, Ronaldo Guimarães. Para o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, a reforma do galpão representa desenvolvimento para o município. “Seguimos buscando a interiorização da indústria em Sergipe”, completou.

Demais atividades

Ainda durante o ‘Sergipe é aqui’, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) ofereceu diversos serviços, incluindo informativos sobre análise foliar, e verificação metrológica de balanças de comércio e balança rodo, além do recebimento de 30 amostras de solo para análise gratuita. 

Já o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) levou informações sobre suas atividades e distribuiu mudas da biofábrica. O técnico em biotecnologia Fabrício dos Santos informou que, desta vez, o Parque levou quatro espécies. “Trouxemos o ipê roxo, que é do bioma da caatinga; jaca, que é uma espécie exótica; goiaba e tamarindo. A gente também faz a conscientização porque as espécies nativas da própria região favorecem o benefício social e ambiental”, pontuou. 

Entre o público que passou pelo estande estava Gustavo Nunes, estudante do 7º ano do Colégio Estadual Professor Artur Fortes. “É a primeira vez que estou tendo contato com esse assunto, então, estou anotando tudo para levar esses ensinamentos para a vida”. Já o aluno do 8º ano João Paulo Portela disse que o que mais chamou sua atenção foi a preservação de espécies nativas da mata atlântica. “Eu nunca tinha visto tantos tipos de sementes. No máximo de melancia”, comentou. 

Além da visita técnica ao galpão industrial, a Codise também apresentou o Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), bem como suas formas de incentivos e apoios estaduais.

Última atualização: 7 de maio de 2024 12:48.

Pular para o conteúdo