I Feitec reúne estudantes e comunidade científica para exposição de projetos apoiados pelo Governo de Sergipe

Promovida pela Fapitec/SE, feira também contou com seminários, avaliações e apresentações culturais

Quem passou pelo Complexo do Desenvolvimento Econômico do Estado de Sergipe nesta quarta-feira, 8, pôde conhecer os projetos de ciência e inovação desenvolvidos no estado de Sergipe na primeira edição da Feira de Inovação, Tecnologia, Empreendedorismo e Ciência (Feitec) promovida pela Fundação de Apoio à Ciência e à Tecnologia do Estado de Sergipe (Fapitec/SE), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). Com o objetivo de apresentar as atividades difundidas pela instituição, a Feitec recebeu estudantes, professores, pesquisadores, parceiros institucionais, comunidade científica e público em geral.

Durante a abertura, participaram do dispositivo autoridades estaduais, incluindo o presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez; o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa; a secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia; e a secretária de Estado do Esporte, Mariana Dantas. Também fizeram parte o presidente da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Ronaldo Guimarães; o  chefe-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa e Agropecuária (Embrapa), Marcus Aurélio Cruz; o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Lucindo Quintans; e o pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Tiradentes (Unit), Ronaldo Linhares. 

A abertura aconteceu no auditório anexo à Codise. Para o presidente da Fapitec/SE, Alex Garcez, a Feitec foi uma oportunidade de apresentar o trabalho que a Fundação tem realizado em prol da ciência e inovação no estado. “Para mim, é muito gratificante conduzir a primeira edição da Feitec e dialogar diretamente com a comunidade de pesquisa e ciência”, afirmou.

De acordo com o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, a realização do evento é relevante para o cenário de inovação no estado. “Ao longo do dia, todos puderam conhecer tanto os trabalhos que já foram e estão sendo feitos como também os trabalhos que estão por vir por meio da Fapitec. O objetivo é justamente difundir e disseminar o resultado das pesquisas apoiadas”, disse. 

Exposições

O evento contou com 72 expositores contemplados em diversos editais de fomento à pesquisa e inovação viabilizados pela Fundação como o Tecnova II (01/2020), o Programa de Bolsas PBIC e PBITI (06/2022); Programa de Bolsas DTR (08/2022); Programa de Apoio a Núcleos de Estudos Avançados em Políticas Educacionais no Estado de Sergipe (09/2021); Programa de Mestrado e Doutorado com Produto Tecnológico (04/2021); Programa de Bolsas de Pós-doutoramento Júnior em Instituições Estaduais (05/2021) e do Programa de Bolsas de Iniciação Científica Jr (02/2022).

“Gostaria de parabenizar a Fapitec pelo excelente evento, muito prestigiado pela comunidade científica e estudantes, dando visibilidade e conhecimento ao público dos excelentes trabalhos científicos realizados em prol da sociedade sergipana”, pontuou a diretora técnica do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), Lúcia Calumby.

Comunidade acadêmica

Além de participação de autoridades governamentais e público geral que prestigiaram o evento, a Feitec promoveu um encontro entre representantes de instituições parceiras da Fapitec e que estão inseridos na comunidade acadêmica.

“Todas as feiras que dialogam sobre inovação em tecnologia são relevantes, porque elas abordam o que há de mais moderno em uma sociedade. Então, a Fapitec tem feito um trabalho muito importante de alavancar a ciência no Estado”, destacou o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da UFS, Lucindo Quintans.

O pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unit, Ronaldo Linhares, ressaltou a relevância dos incentivos concedidos pela Fundação. “A Fapitec mostra para a sociedade a produção, o resultado da produção e da aplicação financeira do que o estado propõe aqui para a pesquisa”, pontuou.

Programação

A feira também contou com shows e apresentações culturais, a exemplo da peça teatral ‘Vozes declamadas ceboleiros e cordelistas’, contemplada pelo edital 02/2022 e coordenada pelo professor Luiz Carlos. “A peça tem como foco transformar o conteúdo e a proposta pedagógica em algo mais lúdico. O cordel é o gênero literário adotado pelo grupo e a nossa origem é o município de Itabaiana”, explicou o professor.

A presença da mulher na ciência foi ressaltada pela secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Danielle Garcia. “Fico feliz por ver muitas meninas aqui em tantos estandes. Tem um estande específico só com meninas trabalhando nessa área científica. É muito bom a gente ver que é este é um projeto que inclui todos”, destacou a secretária Danielle Garcia.

“A Fapitec tem uma importância muito grande para o estado, então essa interação com os pesquisadores, os professores e os bolsistas é muito positiva”, salientou o presidente da Codise, Ronaldo Guimarães.

Última atualização: 20 de novembro de 2023 10:58.

Pular para o conteúdo