Na última semana, o Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI), em parceria com a TV Globo, lançou a campanha do “Abaixo-não-assinado”, criada pela Agência Artplan para convocar toda a sociedade brasileira para a causa da alfabetização. O movimento está sendo conduzido por professores de escolas públicas, que se juntaram em rede para fortalecer a causa e o compromisso de que, um dia, todas as crianças do Brasil estejam devidamente alfabetizadas até os oito anos de idade.
O filme elaborado pela agência leva a seguinte reflexão: e se existisse um abaixo-assinado para representar os milhões de brasileiros analfabetos? Um abaixo-assinado em branco, onde cada não-assinatura representa uma das milhões de pessoas que ainda não conseguem assinar o próprio nome.
Todo filmado em preto e branco, a produção foi realizada em Aracaju (SE), por alunos e professores do LuCA – coletivo de inovação social que utiliza criatividade, ciência e tecnologia para o ensino da linguagem audiovisual a crianças e jovens de comunidades carentes, do interior do estado.
É possível ajudar o projeto de diversas formas:
– assinar o Abaixo-não-assinado através do link:
2- doar para a Rede Synapse para auxiliar professores no trabalho de formação continuada, aperfeiçoamento do Synapse e avaliação de impacto, sem depender de recursos públicos. A doação pode ser feita através do link.
3- divulgar esta campanha para todas as pessoas de sua rede de relacionamento, chamando a todos para se juntarem à causa.
Para assistir ao filme, clique no link.