Oferta de mudas e informações sobre solos são destaques durante ‘Sergipe é aqui’ em Moita Bonita

Secretaria do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia esteve presente com suas vinculadas – SergipeTec, ITPS e Codise

A região agreste sediou, na manhã desta quarta-feira, 6, a 23ª edição do governo itinerante ‘Sergipe é aqui’. Desta vez, o município de Moita Bonita foi o escolhido para receber os serviços ofertados pelas pastas da gestão estadual, incluindo a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e suas vinculadas. A ação foi realizada na Escola Municipal Djenal Tavares Queiroz.

Sucesso em diversas edições do programa, o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) distribuiu mudas de árvores da biofábrica para os cidadãos e ofereceu orientações sobre as atividades realizadas pelo órgão.

A moradora do povoado Lago do Capunga, Marlene Maria Santos de Jesus, falou sobre a experiência de visitar o ‘Sergipe é aqui’. “Peguei uma muda de goiabeira. Onde eu moro já tem pé de seriguela, mangueira, cajueiro, tudo para a minha família mesmo. Hoje está sendo incrível demais, facilita muita coisa, porque fica difícil ir para a capital. Também vou aproveitar o evento e fazer uns exames”, disse. 

Para o município, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) ofertou 30 amostras de solo e informações sobre o PH do solo. Além disso, os servidores do ITPS levaram para a população informações sobre análise foliar, fertilizantes e grãos. 

“As técnicas me explicaram um pouco sobre o solo. Eu planto rama de batata, mas faço ‘à toa’, nunca fiz análise. Hoje entendi que fazer análise é bom, porque às vezes a dúvida pega sobre o adubo certo para colocar, um calcário para matar o micróbio, tudo o que precisa. As batatas que eu planto eu vendo pra comerciantes, que vendem em Salvador”, pontuou o agricultor Filadelfo Alves de Jesus. 

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) também esteve presente apresentando o Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), com tipos de incentivo e apoio estaduais para impulsionar novos negócios no estado. “Achei importante a parte da Codise para expandir o setor industrial aqui em Sergipe, atrair investimentos”, destacou a servidora do município no setor de administração, Andreza Santos, que passou pelo estande da companhia.

Última atualização: 14 de março de 2024 09:59.

Pular para o conteúdo