Projeto de design sustentável apoiado pela Sedetec recebe prêmio nacional

Desenvolvido pela organização The Human Project, projeto foi premiado na categoria Design de Produtos, Serviços e Embalagens, do DFBW Award

Mais um projeto do The Human Project (THP) recebe reconhecimento nacional. Desta vez, o ‘EcoDesk: Carteiras Sustentáveis, Escolas Renovadas’, foi premiado pelo Design for a Better World Award (DFBW Award) na categoria Design de Produtos, Serviços e Embalagens. Com o apoio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), o THP conduz o projeto e gera renda para mulheres da comunidade quilombola da Pedra Furada, localizada no município de Santa Luzia do Itanhy, sul sergipano. 

A premiação destaca iniciativas criativas voltadas para a construção de um mundo melhor. O EcoDesk tem como objetivo capacitar a comunidade para a produção de carteiras e cadeiras escolares sustentáveis, feitas a partir de plástico reciclado produzido pelas próprias moradoras. Em 2023, o EcoDesk entregou 20 conjuntos, com previsão de entrega de 70 unidades até o fim de 2024. O projeto contribui para a transformação de resíduos plásticos em objetos úteis e de valor, com grande potencial de replicabilidade em todo o Brasil.

A produção do plástico é feita por meio de uma máquina de reciclagem de baixo custo e de fácil operação. Além de assumir a produção, a equipe do projeto também é responsável pela criação do design das carteiras, que são coloridas, únicas e possuem traços modernos. “A poluição causada por este material é uma ameaça mundial e não conseguimos lidar com ela. Precisamos de soluções integradas, que transformem plásticos, pessoas e comunidades”, destaca o pesquisador Paulo Gomes, professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que assina a criação da máquina de reciclagem.

A moradora do povoado Pedra Furada, Ana Paula Santos Conceição, diz-se orgulhosa por fazer parte de um projeto premiado. “Eu tinha o sonho de trabalhar com máquinas. Quando surgiu essa oportunidade, eu me entreguei ao projeto. Hoje, faço parte desse negócio social que vem movimentando a vida dos participantes, além de apoiar a redução e nova utilização dos plásticos tipo PP [polipropileno] e PS [poliestireno]”. 

Tecnologia

O secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, destaca a importância da inovação tecnológica para a população sergipana. “Estou muito feliz em ver que mais um projeto do The Human Project está sendo reconhecido nacionalmente, o que é um sinal claro de que nosso trabalho tem gerado impacto positivo. Como administração estadual, seguiremos empenhados em fazer tudo o que estiver ao nosso alcance para garantir que os projetos do THP continuem a ser reconhecidos, não apenas no Brasil, mas também internacionalmente”. 

A Sedetec administra o Fundo Estadual para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funtec), que destina recursos ao THP, por meio de contrato de gestão. Até 2026, a pasta deve investir cerca de R$ 3 milhões para financiar as ações da organização social.

Última atualização: 9 de dezembro de 2024 11:32.

Pular para o conteúdo