Secretário participa de Congresso sobre Inovação e Tecnologia em Engenharia

O evento foi realizado para universitários da Universidade Tiradentes (UNIT)

O secretário de estado do Desenvolvimento Econômico, da Ciência e Tecnologia (Sedetec), José Augusto de Carvalho, participou da 2ª edição do Congresso de Inovação e Tecnologia em Engenharia (Citeng), realizado na última quarta-feira (30), na Universidade Tiradentes – Campus Farolândia.

O objetivo do evento, que começou dia 29 e vai até 01 de novembro, é destacar as inovações tecnológicas em utilização pelas empresas do ramo das Engenharias, além de uma maior aproximação entre Empresa/Universidade, sobressaindo os potenciais mercadológicos e oportunidades de empregabilidade para os profissionais da área.

O secretário José Augusto ministrou uma palestra com o tema “Formação multidisciplinar e novas tendências no ensino da Engenharia”. Durante sua fala ele enfatizou que transmitir informações a respeito das riquezas naturais existentes em nosso estado, é uma missão da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). Destacou ainda que esse evento é a junção do que a Secretaria já realiza com a Fapitec, SergipeTec e o ITPS.

Ele citou também os incentivos que serão oferecidos pela Celse na área de pesquisa e desenvolvimento, que, através da Lei Federal 9.991/2000, determina que toda empresa de energia deve destinar uma porcentagem dos seus recursos para pesquisa.

“No caso específico da Celse, esse objetivo está mais fácil de ser atingido, porque é uma empresa sergipana. Então não tem porque a Celse manter interesse em alocar essas verbas em outros estados, a terra dela é aqui. Um novo mundo de petróleo e gás está surgindo, e essa é uma oportunidade fantástica para os nossos jovens, pois Sergipe vai virar um grande produtor, responsável por 30% do gás do Brasil. Um estado com essa dimensão é decisivo para preparar os jovens para ingressar nesse mercado de trabalho”, explicou José Augusto.

União de forças
O professor e coordenador do curso de Engenharia de Produção da Unit, Ricardo Oliveira, alertou que o momento é de juntar forças, pois o país depende diretamente de inovação e tecnologia, e a secretaria é parceira primária nesse evento. Ele acrescentou também que as informações proferidas pelo secretário abrem margem para o desenvolvimento de projetos, e consequentemente geração de empregos, e os alunos só têm a ganhar com isso.

“Não poderíamos deixar de contar com a presença do secretário, porque certamente ele tem uma perspectiva do que vem por aí, principalmente de quais são os projetos que vão beneficiar o estado, e o nosso público está ansioso para essas novidades”, concluiu Ricardo.

Para a aluna do 4° período de engenharia Mecânica, Danielle Siqueira, que estava na palestra, ressaltou que considera o evento muito importante para os alunos de início de curso, e outros que queiram ingressar nesse campo, pois sabe que em Sergipe, há grande possibilidade de emprego nesta área que vem crescendo constantemente.

“Confio na palavra do secretário. Estou na profissão certa, tenho meus ideais de futuro e tenho certeza que conseguiremos prosperar futuramente, e todos os estudantes de engenharia terão oportunidades bem melhores que as atuais”, observou Danielle.

Última atualização: 8 de novembro de 2019 09:34.

Pular para o conteúdo