Secretário vai a Tobias Barreto e leva novas perspectivas para o comércio local

Funcionar como um espaço para capacitação de mão de obra, a fim de suprir a demanda do comércio e indústrias do local. O Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Tobias Barreto, na região Centro sul de Sergipe, foi construído com essa finalidade e está prestes a iniciar suas atividades. O espaço recebeu a visita do secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), José Augusto Carvalho, que acompanhado do presidente da Fecomércio, deputado Federal Laércio Oliveira foi conferir de perto a magnitude do projeto.

São salas de aula, oficinas de produção equipadas com máquinas de costura industrial e mesas de desenho, laboratório de informática e de modelagem, almoxarifado, biblioteca e auditório, além de toda estrutura física necessária para funcionar como uma moderna escola de capacitação industrial. “Nossa expectativa é que o CVT comece logo a funcionar e possamos ter mais pessoal preparado para trabalhar nas indústrias de Tobias Barreto que já tem um potencial de geração de receita forte e um pólo comercial reconhecido nacionalmente”, destacou Disnei Viana, coordenador do Centro Vocacional.

Também no mesmo local, um galpão de 2.700 m² de área construída vai funcionar como um Complexo Empresarial Integrado para os feirantes locais se instalarem e venderem seus produtos. O espaço que fica localizado ao lado do CVT e a 100 metros do pólo industrial da cidade, conta com 86 boxes, banheiros e duas lanchonetes, além de um sistema de monitoramento por vídeo que abrange toda a área interna e externa do prédio, tudo preparado para operar como um centro de comercialização.

Para o casal Joseide Santos e Adevaldo Amado, proprietários da Bordados GL, que há três anos fabricam produtos de cama, mesa e banho no pólo industrial de Tobias Barreto, foi com alegria que receberam a visita do secretário e comitiva. “Trabalhamos com 27 funcionários fabricando artigos de confecção para atender os Estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraíba e uma parte de Sergipe e ainda sentimos muita dificuldade em conseguir pessoal capacitado para operar com nosso maquinário. Nossa expectativa é grande com o início do funcionamento do CVT”, disse Joseide ao observar que sua indústria fabrica entre 15 a 20 mil peças ao mês.

Também para o empresário Walter Macedo, da D’Laine Lingeries, a visita foi oportuna e veio em boa hora. “Tenho três lojas no comércio de Tobias Barreto, uma em Aracaju e outra em Pernambuco e aqui fabrico todos os produtos que as abastecem, mas sinto a mesma dificuldade em conseguir mão de obra qualificada para trabalhar em nossa produção que atualmente varia entre 60 a 70 mil peças mensais”, destacou Walter da D’Laine, como é mais conhecido na região onde gera 100 empregos com carteira assinada.

De acordo com o secretário José Augusto, o CVT de Tobias Barreto em breve estará funcionando. “Vamos buscar parcerias para fazer isso acontecer, não dá pra assistir um espaço como esse fechado, sem que façamos nada. A colaboração de todos será muito importante para que possamos saber quais cursos são necessários a fim de atende as demandas do empresariado local e de fato o centro possa preparar os jovens para o mercado de trabalho”, afirmou.

Ciclo de palestras: 

Ainda durante sua ida a Tobias Barreto, o secretário participou da segunda edição do ciclo de palestras “Diálogos Empresariais”, realizado pela Fecomércio no auditório do CVT. Direcionado a empresários e público em geral, o evento teve como finalidade promover o esclarecimento a respeito das questões legais para os empreendedores locais e contou com palestras dos advogados Airton Andrade e Gustavo Santos, juristas especializados em Direito Tributário, Trabalhista e Empresarial. “Um evento de grande importância e que tem levado para o empresariado sergipano o que de fato está acontecendo no país, como oportunidade para que esclareçam e tirem suas conclusões e é isso que faz o país crescer”, ressaltou José Augusto.


Última atualização: 13 de setembro de 2017 10:47.

Pular para o conteúdo