Sedetec leva projetos tecnológicos e orientações para Muribeca no 21º ‘Sergipe é aqui’

SergipeTec, ITPS e Codise ofertaram serviços aos muribequences

Nesta sexta-feira, 16, o município de Muribeca, na região do baixo São Francisco, tornou-se o 21º destino da caravana itinerante do ‘Sergipe é aqui’, com a presença de diversos órgãos governamentais. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e suas vinculadas também marcaram presença, levando serviços e orientações para a população local. O evento foi realizado na Escola Municipal Senador Walter Franco e entorno.

No estande da Sedetec, o Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) apresentou projetos voltados para a área de tecnologia, desenvolvidos pelo Centro Vocacional Tecnológico (CVT) vinculado ao parque. “Apresentamos um carro controlado por um controle de videogame, montado com plataformas e dispositivos, como Arduino, servo motor, ponte H e também peças de Lego. Além disso, exibimos um robô Lego, controlável por um aplicativo instalado no celular”, explicou o professor de tecnologia do SergipeTec, Samuel Santana.

“Também mostramos um braço robótico feito de MDF, equipado com sensor ultrassônico para detecção de movimento, e ainda uma casa automatizada com o mesmo sensor que acende um LED quando alguém se aproxima. Projetos como esses inspiram jovens e crianças, mostrando que eles também podem aprender e criar coisas incríveis com estudo e conhecimento”, acrescentou o professor.

Aprendizado para jovens

A estudante Mila Barreto visitou o estande do SergipeTec e compartilhou a sua experiência com os projetos tecnológicos. “Achei muito interessante trabalhar na questão de tecnologia, pois nos ajuda a adquirir conhecimentos diferentes do que estamos acostumados a receber. Aqui, conseguimos entender até como os sistemas que vemos no dia a dia funcionam. Por exemplo, quando ele falou da questão da energia, logo imaginei o alarme na minha casa. É bom entender como essas coisas acontecem e de forma divertida”, ressaltou a estudante.

A professora de ensino fundamental Claudicely Conserva ressaltou que essa iniciativa enriquece a educação dos estudantes. “Isso enriquece muito a educação deles, mostrando desde tecnologia dos robôs ao resgate de histórias antigas. É um movimento para a cidade, dando uma oportunidade para pessoas que não teriam acesso a essas experiências”, salientou a professora.

Outros serviços

Ainda no estande da Sedetec, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) reforçou a importância da análise da nutrição animal, especialmente por meio de resíduos de palha de milho, feno e algodão. “Esses alimentos são importantes fontes de energia para os animais, pois contêm gordura e proteína essenciais. O aproveitamento adequado desses produtos é fundamental para garantir o suprimento energético necessário para os animais”, explicou a coordenadora do laboratório de bromatologia do ITPS, Karina Leão.

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) também esteve presente no evento, prospectando novos negócios e apresentando os incentivos estaduais ofertados por meio do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI).

Última atualização: 26 de fevereiro de 2024 11:00.

Pular para o conteúdo