SEDETEC PARTICIPA AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE REDUÇÃO E INTERIORIZAÇÃO DO GNV EM SERGIPE

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência da Tecnologia (SEDETEC), José Augusto de Carvalho, participou nesta terça-feira (22), de uma audiência pública intitulada “Nova Política de Redução do Preço e Interiorização do GNV em Sergipe” realizada na Assembléia Legislativa de Sergipe (Alese).

A audiência foi solicitada pelo deputado estadual Dilson de Agripino, com o objetivo de abordar a redução do valor do GNV e sua expansão para os municípios do interior do Estado, além de proporcionar aos taxistas alternativos de Sergipe a oportunidade de falar sobre suas necessidades com os poderes públicos e entidades do Estado.

Além do secretário José Augusto, foram convidados para palestrar e participar da roda de debates, o deputado Zezinho Sobral; o presidente da Sergás, Valmor Barbosa; o secretário executivo do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Sergipe (SINDPESE), Maurício Cotrim; o Diretor de Comunicação da Federação das Cooperativas de Taxi de Sergipe (FECOOPETAX); Gerson Taxista; além da população e outras entidades convidadas.

Representando o governador Belivaldo Chagas, o secretário da José Augusto de Carvalho destacou o trabalho efetivo que o Governo vêm desenvolvendo nos últimos meses. “Esse pedido de redução pode ser feito a médio prazo. Neste processo de custos, tudo indica que o valor poderá ter uma redução de 16 a 18% quando iniciar as explorações das bacias sergipanas, afinal, Sergipe produzindo, não gastará com transporte. Acreditamos que o excesso de oferta de gás nos próximos anos fará com que Sergipe detenha 30% do gás do Brasil e isso faz com que as indústrias de petróleo baixem o valor não só do óleo, como dos seus derivados”, explicou.

Expansão
Segundo o deputado Dilson de Agripino, a Federação das Cooperativas de Táxis, solicitou um estudo técnico com a finalidade de entender os aumentos e encontrar caminhos viáveis para sua redução do GNV. A Federação atende hoje mais de 800 taxistas do interior do Estado. “Além disso, a entidade nos apresentou a necessidade da Sergás expandir o serviço de distribuição do Gás Natural Veicular para municípios do interior de Sergipe, fazendo com que os taxistas e usuários desse tipo de combustível possam ter uma opção mais barata para abastecer os seus veículos”, pontuou.

Para o diretor de comunicação da Fecoopetax, Gerson Taxista, a audiência mostrou que há um avanço nos diálogos entre taxistas e órgãos responsáveis. “Agradeço ao deputado Dilson de Agripino pelo apoio na organização da audiência, onde pudemos falar da importância de ter um preço acessível, justo, e que seja de direito de todos, independente do seu município”, ressaltou.

Já o presidente da Sergás, Valmor Barbosa, descreveu a reunião como um nova parceria entre as entidades. “Os taxistas reivindicaram o gás nos municípios e diante dessa vertente informamos que já estamos realizando estudos com essa expectativa. Levar o gás aos municípios fora da grande Aracaju é um passo importante, mas também cauteloso”, disse. Ele informou ainda que haverá uma redução a partir do mês de novembro.

Última atualização: 4 de novembro de 2019 11:09.

Pular para o conteúdo