O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia de Sergipe, José Augusto Carvalho, participou, na última terça-feira (19), do Onshore Week, realizado no SENAI CIMATEC, em Salvador/BA. Em pauta o Programa de Revitalização da Atividade de Exploração e Produção de Petróleo e Gás Natural em Áreas Terrestres (REATE). O evento é uma realização da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP) e conta com o apoio do Ministério de Minas e Energia (MME).
O encontro buscou reunir agentes públicos e privados para debater as transformações do ambiente Onshore no Brasil. Na oportunidade, José Augusto apresentou alguns indicadores de Petróleo e Gás de Sergipe, os desafios e as ações desenvolvidas pela Mesa Reate Sergipe. “Trouxemos um pouco do que está sendo realizado em Sergipe na área do Petróleo e Gás, com ênfase nas atividades de terra. Falamos sobre os avanços alcançados por meio da Mesa Reate, os desafios e nossas expectativas para o projeto em 2022”, apontou o secretário.
Reate
A Mesa Reate aconteceu em Sergipe em dezembro de 2021. O debate foi realizado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e Secretaria de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Governo Federal, com apoio e participação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec). O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae/SE) também compõe a parceria.
Dentre as ações desenvolvidas pela Mesa, estão a renovação do convênio com o Sebrae para desenvolver um trabalho de capacitação e qualificação das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) do estado em diversos segmentos de atividades econômicas, inclusive petróleo e gás; e a abertura de chamamento público com a finalidade de firmar parcerias com empresas nacionais ou estrangeiras, desenvolvendo projetos de loteamento e condomínios industriais na área do Complexo Industrial Portuário.