Sergipe acompanha novas definições para retomada da Fafen no estado

Será aberta licitação pública para contratação de novo operador da planta

Uma nova licitação pública será aberta para a contratação de um operador para as fábricas de fertilizantes (Fafen) de Sergipe e Bahia. A licitação é resultado de um acordo entre a Petrobras e a Proquigel, subsidiária da Unigel, para o encerramento antecipado do contrato de arrendamento firmado em 2019. A Unigel, inclusive, poderá participar da licitação, cujo formato será o modelo Operação e Manutenção (O&M). O acordo foi anunciado pela Petrobras na última sexta-feira, 9.

A retomada das unidades industriais pela Petrobras simboliza um retorno estratégico da estatal ao setor de fertilizantes. A reincorporação das plantas ocorre em um momento significativo, marcando uma nova etapa para ambas as empresas.

“O Estado está acompanhando todas as movimentações relacionadas à nova licitação da Fafen. A fábrica de fertilizantes faz parte da história do desenvolvimento em Sergipe, e estamos empenhados em que a unidade siga produzindo riquezas e empregos para os sergipanos”, afirmou o gestor da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Valmor Barbosa. 

Histórico

A fábrica de fertilizantes enfrentou dificuldades operacionais devido à instabilidade no fornecimento de gás natural, impactando a produtividade e resultando em interrupções na produção.

Em 2018, a Petrobras anunciou a hibernação da planta. Em 2019, arrendou as unidades de Sergipe e da Bahia à Unigel por um período de dez anos. Após investimentos superiores a R$ 300 milhões, a operação foi retomada em 2021, com a planta voltando a produzir fertilizantes e a gerar empregos locais. Considerando também os investimentos na unidade de Camaçari (BA), o valor total do investimento chegou a cerca de R$ 500 milhões

Apesar do apoio institucional do Governo do Estado, incluindo fiscais e melhorias em infraestrutura, a unidade enfrentou duas paralisações em 2023, devido à disparidade entre o preço da ureia e o seu custo de produção em decorrência do alto valor cobrado pelo gás natural, seu principal insumo. Em dezembro de 2023, a Petrobras assinou um contrato de industrialização, mas o acordo foi vetado pelo TCU. Em março de 2024, a Unigel anunciou a paralisação indefinida das operações devido à inviabilidade econômica do preço do gás.

Última atualização: 14 de maio de 2025 10:53.

Ir para o conteúdo