O encontro reúne representantes das principais instituições governamentais envolvidas com o planejamento e regulação da área de energia, petróleo e gás natural
Com a finalidade de acompanhar as tendências de diversificação do mercado energético, o Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Agrese), está participando, nos dias 28 e 29 de agosto, do Gas Week 2023 Congress, promovido pela Blue Ocean. O evento objetiva contribuir para o desenvolvimento do segmento do gás natural e biometano do Brasil, além da geração de energia termelétrica.
Durante os dois dias de evento, os participantes acompanham debates sobre soluções legais, econômicas e operacionais do novo mercado de gás, o avanço de projetos de biogás, da geração termelétrica e do desenvolvimento do mercado de hidrogênio, abrangendo a harmonização regulatória, desafios tecnológicos e regionais e do futuro da transição energética.
Dentre os assuntos debatidos durante os painéis, estão: Política, transição e regulação de gás e energia; Medidas para o aumento da oferta de gás natural; Acesso à infraestrutura; Mercado livre de gás; Investimentos e investimentos em gás natural; O papel do Gás Natural Liquefeito (GNL) e Gás Natural Comprimido (GNC) no suprimento energético; Desafios tributários do gás natural; e a Precificação do gás e indexação em contratos.
“É importante que o estado acompanhe todos os movimentos e tendências do mercado energético. Este é um evento que reúne personagens importantes do setor, que contribuem muito com apresentações nos painéis e debates técnicos. O Governo do Estado está presente no evento, por meio da Sedetec e da Agrese, com o propósito de entender os movimentos do mercado e conhecer as experiências que estão sendo desenvolvidas em outros estados, assimilando conhecimentos e buscando adequar para a realidade de Sergipe”, destacou o secretário executivo de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Marcelo Menezes.