Sedetec inicia capacitação em petróleo e gás natural para servidores estaduais

Primeiro módulo do curso prossegue até dia 13 e busca preparar Sergipe para futuro promissor no segmento

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), em parceria com a Secretaria de Estado da Administração (Sead) e a Escola de Governo, deu início nesta quarta-feira, 6, à Trilha de Formação em Petróleo e Gás. O curso será realizado na Universidade Tiradentes (Unit), e contará também com visitas técnicas em laboratórios da instituição. O objetivo é capacitar os servidores da administração pública para enfrentar os desafios do setor de Petróleo e Gás, bem como para se adaptar ao novo cenário econômico do Estado.

A iniciativa teve origem em um estudo de demanda conduzido pela Sedetec, que faz parte do planejamento estratégico da secretaria. O levantamento evidenciou a necessidade de qualificar servidores de órgãos estratégicos do Governo para dar suporte em decisões e ampliar oportunidades no novo cenário, abrangendo aspectos legais, tributários, técnicos, alfandegários, ambientais e administrativos, com ênfase no setor de Petróleo e Gás.

Durante a solenidade de abertura, o titular da Sedetec, Valmor Barbosa, destacou a importância deste momento para o futuro do Estado. “Agradeço o esforço conjunto dos diversos órgãos estaduais, que de forma assertiva e estratégica, uniram-se buscando aproveitar as oportunidades atuais do setor de petróleo e gás. Além disso, todo o conhecimento adquirido aqui será transformado em políticas públicas eficientes, que assegurarão a atração de investimentos e o desenvolvimento do nosso estado”, declarou. 

O curso será dividido em cinco módulos individuais, com carga horária entre 20 e 40 horas, onde os servidores poderão se inscrever de acordo com o interesse pelas temáticas. “É um momento importante e inovador, pois é a primeira vez que a gente oferta esse tipo de qualificação, buscando o aprimoramento dos servidores para desenvolver o trabalho no dia a dia”, informou a diretora de Ensino da Escola de Governo, Vanessa Horácio.

O pró-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unit, Ronaldo Linhares, destacou a parceria entre o Estado e a instituição para a realização do evento. “A visão do Estado é preparar a mão de obra necessária para o novo momento que o setor de Petróleo e Gás movimentará. Como instituição formadora parceira, preparamos a mão de obra nessa área, na qual a universidade possui expertise, também devido aos nossos pesquisadores nesse campo. Reunimos vários servidores públicos, de diversas áreas, para que esse conhecimento seja disseminado em todas as instâncias governamentais”, disse. 

Palestras

A capacitação teve início com a palestra de abertura do consultor da BrainMarket, Marcelo da Silva Guimarães. O evento seguiu com uma mesa redonda com o tema ‘Perspectivas do setor de petróleo, gás e energia em Sergipe’. O momento teve a participação de empresas convidadas, como Perbras, Carmo Energy, Eneva e Petrobras. O diretor de Novos Negócios da Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Gibran Ramos, representou a gestão estadual durante a mesa.

“O governador, com sua visão inovadora, tem trazido temas e pautas importantes como o nivelamento técnico dos servidores, para que estejamos preparados. A indústria de Petróleo e Gás tem grande destaque em nosso estado, que é reconhecido por seu potencial em riquezas minerais. A Codise está inserida nessa cadeia de desenvolvimento econômico e social, que apoia a indústria com incentivos estaduais”, pontuou Gibran.

Já a diretora de Relações Institucionais da Eneva, Regina França, destacou: “É importante abordar a comercialização de gás e as novas vias de oportunidades aqui em Sergipe partindo do Hub de Gás da Barra dos Coqueiros. É muito importante participar de um evento como esse, porque isso mostra a perspectiva longínqua da nossa empresa no estado, mostrando a importância de Sergipe para nosso portfólio”. 

O workshop teve continuidade com a apresentação de pesquisas realizadas pela Unit relacionadas ao tema. A seguir, uma segunda mesa redonda foi formada para debater ‘A Importância da Pós-graduação (PEP) na Formação de Profissionais para o Setor de Óleo e Gás’, com a participação de egressos da instituição que atuam no segmento. 

Sobre a Trilha de Formação

O Estado disponibilizou 50 vagas para servidores, com prioridade para os que já atuam em áreas relacionadas ao tema. O primeiro módulo do curso ocorrerá também nos próximos dias 7, 8, 13 e 14 de novembro, com o tema  ‘Introdução aos processos e tecnologias na cadeia de petróleo e gás’.

Os módulos seguintes terão continuidade em 2025, com os temas: ‘Gás natural: dos fundamentos à prática’; ‘Riscos e segurança nas atividades de petróleo e gás’; ‘Mercado do gás natural’; ‘Tributação nos negócios do setor de gás natural; e por fim, ‘English For Oil & Gas’.

Última atualização: 19 de novembro de 2024 10:33.

Pular para o conteúdo