Setores do Governo ligados à Ciência e Tecnologia expõem atividades durante o ‘Sergipe é aqui’

Sedetec levou suas vinculadas para apresentar diversas ações e orientações no evento em Carmópolis

Quem passou pelo estande da Secretaria de Estado do Desenvolvimento e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) na edição do ‘Sergipe é aqui’, em Carmópolis, nesta sexta-feira, 26, pôde ver de perto um pouco do trabalho realizado pelos órgãos do Governo que atuam na área. No local foram oferecidos serviços da Junta Comercial de Sergipe (Jucese), Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS), Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), Fundação de Apoio à Pesquisa e a Inovação Tecnológica (Fapitec), Sergipe Gás (Sergas), e Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec). 

O empresário e morador de Carmópolis, Hélio Costa, foi uma das pessoas beneficiadas pelos serviços oferecidos. “Eu acho a ação muito importante, porque o deslocamento para Aracaju custa caro. Muita gente tem dificuldade de fazer esse trajeto e esse projeto facilita”, disse.

Para o secretário da Sedetec, Valmor Barbosa, a promoção de atividades voltadas à ciência e tecnologia no “Sergipe é aqui” é significativa, pois facilita o acesso desses serviços para a população do interior. “Trouxemos hoje atividades mais didáticas, como explicações sobre GNV, e impressões 3D, além das orientações que são ofertadas por meio de outros órgão que atuam mais especificamente na área do Desenvolvimento Econômico. Acredito que o ‘Sergipe é aqui’ é uma oportunidade ímpar do Governo levar a população todo o seu trabalho, nas mais diversas áreas”.

Atividades

A Sergas realizou orientações e esclarecimentos sobre o Kit de Gás Natural (GNV) de 5° Geração e ofertou oficinas credenciadas pelo Inmetro sobre como utilizar o combustível. “O GNV é uma excelente oportunidade para quem quer economizar em veículos automotores e isso tem impacto muito grande nos custos mensais”, salientou o engenheiro da área comercial da Sergas, John Kenedy de Melo. 

Entre as ações conduzidas pelo Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), se destacaram a demonstração da produção de Hidrogênio Verde e a confecção de Impressões Tridimensionais (3D). O Parque que tem a maior estrutura em termos de 3D no estado e levou ao local materiais impressos como chaveiros representando o órgão e o evento. “Já fizemos o treinamento de mais de 100 jovens com essa tecnologia. Podemos não só imprimir textos mas também um coração humano em tamanho real, por exemplo, por meio da impressão 3D”, salientou o presidente do SergipeTec, José Augusto Carvalho.

O ITPS por sua vez promoveu ações da campanha “Casa Segura” que compreende na demonstração de como observar o selo do Inmetro, além da avaliação de produtos como panelas, liquidificador, adaptador e outros. O estudante Israel Michael Santana Silva, falou sobre a importância de ter acesso a essas informações. “Achei muito interessante quando ela explicou sobre os cuidados com a fiação, é muito importante ficar atento com a rede elétrica”, pontuou.

Demais ações

Dentre as atividades desenvolvidas pela Junta Comercial do Estado de Sergipe (Jucese), foram oportunizados a emissão certidões on-line gratuitas (simplificada, específica e de inteiro teor) e ainda, a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) também levou aos moradores do leste sergipano, os serviços prestados pelo órgão.

Foto: Vitória Lima/Sedetec

Última atualização: 29 de maio de 2023 09:10.

Pular para o conteúdo