Sistema Sedetec inova no ‘Sergipe é aqui’ em Tomar do Geru com análise de pó de rocha

Novidade foi levada para a 28ª edição do programa de governo itinerante por meio do ITPS, que esteve ao lado da Codise e do SergipeTec na programação

Os moradores que compareceram nesta quarta-feira, 29, ao entorno do Mercado Municipal Pedro de Balbino, no centro da cidade de Tomar de Geru, puderam usufruir de mais de 160 serviços oferecidos pelo Governo do Estado sem precisar se deslocar para a capital. A iniciativa faz parte do programa itinerante ‘Sergipe é aqui’, que tem como objetivo descentralizar os serviços estaduais, ofertando atendimentos e melhorando a qualidade de vida dos sergipanos. Dentre a gama de ações estão incluídas aquelas oferecidas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e suas vinculadas.

Uma das novidades da edição foi trazida pelo Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), com a análise do pó de rocha. Quem explica a ação é Débora Feitosa, coordenadora do Laboratório de Ensaios Inorgânicos do Instituto. “A análise de pó de rocha é uma crescente no mercado, já que Tomar do Geru é conhecido por ter pedreiras e pela produção de brita e paralelos. O pó de rocha geralmente é descartado, e a gente está incrementando na produção agrícola como uma forma de mineralizar o solo”, descreveu.

Durante o evento, o ITPS também atuou no recolhimento de amostras de solos para análise gratuita. Foram oferecidas, ainda, informações sobre análise foliar e sobre a qualidade da água utilizada em alimentos. Para a agente comunitária de saúde Érika Santos Matos, que reside na zona rural de Tomar do Geru, esses conhecimentos podem impactar positivamente a comunidade local.

“Quero parabenizar toda a gestão que promoveu esse evento maravilhoso. Também sou agricultora e acabei vindo aqui tirar uma dúvida com o pessoal do ITPS sobre solo, para fazer a análise. Gostei muito, foi muito proveitoso. Só tenho a agradecer. Com certeza, com essas informações que adquiri aqui, vou produzir melhor lá na minha terra, saber trabalhar com os produtos e com a agricultura”, avaliou.

Serviços

O Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) também esteve presente no ‘Sergipe é aqui’, e apresentou protótipos voltados à geração de energia, além de distribuir panfletos institucionais. A pesquisadora Amanda Gonçalves, do SergipeTec, detalhou o conteúdo das maquetes. “São duas: uma que representa uma usina fotovoltaica e outra que mostra a produção de hidrogênio verde. Esses protótipos estão ligados porque o hidrogênio é classificado como energia verde, já que é produzido através de uma alimentação de energia renovável, como é o caso da fotovoltaica”, pontuou. Além de Amanda, a pesquisadora Samia Maciel representou o SergipeTec no evento.

A estudante Hanna Santos, que cursa o segundo ano do ensino médio no Centro de Excelência Dom José Vicente Távora, elogiou a explicação sobre os protótipos. “Achei interessante, porque elas falaram que o hidrogênio pode ser usado em diversas coisas, como margarina, cimento, aço e até carros”, comentou.

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) também fez parte do ‘Sergipe é aqui’. A instituição desempenhou papel fundamental na busca por oportunidades de negócios na cidade, através da divulgação das vantagens do Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), bem como suas modalidades de incentivo.

Última atualização: 12 de junho de 2024 08:18.