Sistema Sedetec promove divulgação tecnológica durante ‘Sergipe é aqui’ em Itabi

Trabalho das vinculadas destaca propósito da Sedetec de levar conhecimento e serviços à população em todo o território sergipano

Nesta quinta-feira, 23, o Governo de Sergipe realizou mais uma edição do ‘Sergipe é aqui’ em Itabi, 27º município a receber a caravana itinerante. A população que compareceu ao Centro de Excelência Maria das Graças teve acesso a mais de 160 serviços e ações de secretarias e órgãos estaduais. A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) e suas vinculadas também marcaram presença, facilitando o alcance de seus serviços e orientações à população itabiense.

A moradora Tamara Rezende, que é professora na Escola Municipal Mariana Menezes Santana, aprovou os serviços ofertados pelo sistema Sedetec no ‘Sergipe é aqui’, além de parabenizar a iniciativa. “É uma forma de incentivar e de dar um ‘boom’ à cidade em vários quesitos: tecnologia, cultura, conhecimento, saúde. Essa ação do governo só vem a acrescentar à nossa população e estimular a nossa sociedade”, considerou.

Quem também elogiou as ações do Governo de Sergipe foi a estudante Lara Tauane, que cursa o 8º ano e observou o trabalho apresentado pelo Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec) no estande da Sedetec. “Gostei muito das ações. É um aprendizado, porque eles nos ensinam desde coisas da vida até sobre robôs e tecnologia. Fiquei bem interessada”, resumiu.

Além de expor protótipos de robótica e inteligência artificial, como os destacados por Lara Tauane, o SergipeTec apresentou a estrutura do Parque, divulgando suas áreas de atuação e oportunidades. Entre elas, o programa Inovar-SE, desenvolvido pelo SergipeTec em parceria com o Instituto Banese. Isaac Javé, um dos integrantes do projeto, ressaltou a importância da formação e a satisfação de falar sobre ela para o público do ‘Sergipe é aqui’.

“O Inovar-SE é um projeto que influencia jovens a estar no meio da programação. Temos vários profissionais capacitados que vêm nos ensinando ao longo do tempo, já que é um curso que dura cerca de oito meses. Estamos aprendendo muito. Hoje, a gente apresenta nossos projetos, como a irrigação, a lixeira e o carrinho de controle remoto, por exemplo. Tudo foi feito pela gente mesmo, só com o auxílio dos profissionais. É um curso que acrescenta muito ao nosso currículo, e é uma experiência muito gratificante trabalhar nesse meio e participar de eventos como esses”, definiu.

Serviços

Além do SergipeTec, outras entidades integrantes do sistema Sedetec ofertaram serviços e atendimentos em Itabi. Atento ao desenvolvimento técnico e agrícola da região, o Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) levou ao município informações sobre pesquisas desenvolvidas no ramo de agrominerais e análise foliar. Além disso, assim como em edições anteriores, o instituto forneceu informações sobre análises de água e coletou amostras de solo para análise gratuita. A iniciativa visa fornecer aos agricultores locais informações sobre a qualidade do solo e sua composição para ampliar a qualidade da produção.

A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise), por sua vez, apresentou o Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI), bem como suas vantagens e modalidades de incentivo. A Codise também atuou na prospecção de negócios, expondo os atrativos e diferenciais do estado de acordo com suas vocações econômicas regionais.

Última atualização: 27 de maio de 2024 10:13.